.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-01-15

 

Carga FIscal a subir


O PEC português, agora actualizado e já entregue a Bruxelas, prevê para os próximos 3 anos (DNEconomia 2005-01-13) uma aumento da carga fiscal (impostos + segurança social) equivalente a 1,5% do PIB. Tal aumento coloca-nos (ver tabela) no 2º lugar dos países que mais aumenta a carga fiscal. Desfavorável para a atracção de investimento directo estrangeiro e para a competitividade é, no entanto, indispensável nesta conjuntura em que Portugal tem de reduzir o défice orçamental excessivo.

Enquanto Portugal aumentará a fiscalidade de 1,5% do PIB a Espanha diminui-la-á, no mesmo intervalo de 3 anos, em 0,3% o que a colocará, como se vê na tabela do post acima, numa posição mais favorável no conjunto dos países indicados.

Para diminuir o défice orçamental o Governo aumenta a carga fiscal. Mas para vencer a crise económica tem de aumentar a competitividade para aumentar as exportaçãos o que exige entre outros factores diminuir a carga fiscal das empresas. Assim mais impostos dá menos economia e menos economia dá menos receita fiscal. Conclusão, o remédio agrava a doença. Restam os outros remédios. O invisível plano tecnológico, a prometida reforma da Administração Pública e a graça do Senhor que se poderia manifestar no milagre da diminuição do preço do petróleo.


Comments:
E a Espanha aqui tão perto ...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?