.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-01-23

 

Depois de dia 22 (4)




O pior cenário

Aníbal Cavaco Silva passou, à primeira, por uma unha negra, abaixo da percentagem que os estudos de opinião acerca das intenções de voto lhe davam na véspera. Os candidatos oficiais dos diferentes partidos políticos deram contribuições modestas para o bolo dos que se opunham a Cavaco: Soares ficou pelos 14% (em 1991 tinha tido 70%!), Jerónimo pelos 7% (Carvalhas teve 12% em 1991...) e Louçã 5 vírgula tal, menos do que nas legislativas anteriores.

Alegre, pelo contrário, teve um resultado que se cifrou no apoio de 1/5 do eleitorado, mais ou menos o que Salgado Zenha arrecadou em 1986.

Trata-se de um défice de afirmação das esquerdas. Conservam uma influência proporcional a metade dos votos expressos, mas em perda relativa

Duas questões (entre outras, é claro) ficam a merecer discussão: 1) Que factores explicam a incapacidade de Soares alcançar, pelo menos, a votação da primeira volta de 1986 (25, 4%)? e 2) O que fica a representar a votação de Manuel Alegre?

Assim puxo a palavra.

Entretanto, como se confirmou o pior cenário, monto o cavalo ao contrário.


Comments:
Mário Soares não tinha, de facto, de provar mais nada. Até porque no seu 2º mandato com Presidente ficou marcado por uma autêntica "procissão" a Belém de todos os desesperados com Cavaco - desde a esquerda à direita, desde sindicalistas a confederações patronais. Mas ele tem essa centelha, essa força, essa resistência que "não passa cartão" ao calculismo e à vã glória...

A meu ver, Mário Soares não teve em conta a nacional hipocrisia.
Toda a gente diz mal de tudo mas não tolera ver e ouvir dizer mal.
 
A tese de que a esquerda dividida valia mais que a esquerda unida foi derrotada, mas lamentavelmente quem a dividiu não quer perceber isso e insiste na divisão. Há esquerda mais burra que esta esquerda divisionista?
 
Pêsames e parabéns. Ainda não me disseste a quem pediste ou compraste o cavalo. Ao Salvador? (Dali, claro.)
Dentro do mau cenário este, o da unha negra, como ontem Miguel Sousa Tavares, plagiando-te;) também justamente considerou, é o menos mau.O que afinal sempre prova a existência de Deus. Ainda que um deus menor.
 
Ninguém percebeu as razões para este regresso de Soares à política... E os que perceberam encontraram razões que têm a ver com o gosto pelo Poder e pelo protagonismo... Outros não gostaram de eleger um presidente com 81 anos... E estes todos erodiram a votação dos socialistas e foram votar Alegre.

Alegre bem que pode sonhar com a fundação de um partido... O PS dominado pelos liberais de Sócrates não satisfaz a muitos socialistas, nomeadamente aqueles que alinhavam com Ferro. Existe espaço para um partido entre PS e PCP... Pelo menos enquanto o PCP não se reformar... Mas falta a Alegre a coragem e força para avançar. Aliás, ele sempre foi pouco consistente neste pequeno "cisma", e não me parece que avance agora para um "cisma" de maior escala...
 
E eu a julgar que entre PS e PCP já estava o BE...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?