.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-01-30

 

A Simplificação Administrativa deste País

Acho que o governo está no bom caminho nesta matéria. Simplificar a vida aos cidadãos e às empresas óptimo. E esta do IRS é uma grande medida. Como hoje ouvi Saldanha Sanches na TSF é uma daquelas medidas que a Holanda tem vindo a operacionalizar desde alguns anos e com resultados palpáveis. Não há que inventar a roda, há que inserir na nossa sociedade medidas já provadas, com a devida adaptação.

Mas o mesmo Forum que ouviu Saldanha Sanches também teve várias opiniões. Estamos a construir a casa pelo telhado, porque isto da NET é um "bicho de sete cabeças" ou mais digo eu. Coitados dos velhinhos e dos analfabetos e dos que não têm computador. Até ouvi uma professora indignadíssima, a dizer como vai ser isto?: Agora todos os velhinhoe deste país que são 60% não sei de QUÊ (a professora não o disse - não era professora dos 60%!!) vão ter que aprender a NET?

Bem, o governo, apesar de ter razão e penso que ninguém de bom senso vai contra estas medidas, deve acautelar-se e explicar melhor. Acho que este governo sofre do complexo Guterres ao contrário. Guterres dialogava, dialogava indefinidamente ... e desse diálogo Nada. Este decide e depois faz que dialoga. É mau. Será que não há o meio termo.

Mas atenção a reforma de Estado não é isto, ou para não assustar os pardais, não é no fundamental isto, embora também seja isto.

Voltaremos a isto em breve.

Comments:
A objecção dos idosos e dos infoexcluídos genéricamenre falando surgiu-me logo no espírito quando ouvi essa notícia. E contudo, pode ser resolvida... Basta que para esses casos, se mantenha a opçâo de preencher/consultar com assistência a tal declaração virtual nas juntas de freguesia ou nas repartições de finanças com assistência. Assim poderiam dar emprego a estudantes em férias e agilizar como se pretende o sistema.

Concordo com a medida, mas observo tb que falta aqui algum talento para a comunicação... Bem apresentada, poderia recuperar algum do capital de confiança que este Governo tem malbaratado...
 
não será dificil arranjar postos de atendimento que, mesmo que via internet, possam auxiliar os utilizadores a efectuarem os seus registos.

Este Governo tem realmente trabalhado bem em muitos sectores e nem acho que peque muito pela falta de diálogo. Metam é uma cunha ao ex-blogger que saltou do Puxa para o Governo para ver se também no sectro dos transportes se avança finalmente com algo de urgente: as autoridades metropolitanas que não virtuais, as contratualizações com as empresas de transportes e enfim: medidas mais importantes que os projectos OTA ou mesmo o TGV.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?