.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-01-26

 

Simplificação Administrativa ... e a reacção dos Notários

O governo de José Sócrates anunciou e amanhã leva a debate na AR, para entrar em vigor imediato, uma série de medidas de simplificação administrativa visando facilitar a vida às empresas e ao cidadão.

Medidas que avançam com a redução significativa da burocracia em alguns domínios como a dispensa de escritura em muitas situações. É preciso avançar sem hesitação.

Os cartórios notariais dão sinais de desconforto. Aderiram à privatização (eles lá conheciam bem o métier) pensando que nada tinha que mudar. Terreno cativo. É a (des) concorrência. Este termo não existe, mas traduz aquilo que os notários pretendem com esta sua postura. Que tudo mude menos o "meu" negócio.

A questão é que não são apenas os notários. A ideia de contestação chegou também aos empregados e daqui a dias há aí um "movimento" contra a simplificação admnistrativa.

Será que também aqui se coloca o problema dos direitos adquiridos?
Certamente o que está em causa são os 6 ou 7 mil euros de reforma/mês de alguns notários.

Comments:
A simplificação administrativa dispensa as empresas de ter de fazer uma escritura para coisas tão simples como mudar a sede de um concelho para outro, mudar de gerente ou alterar a composição do capital social.
Realmente a simplificação se melhora o negócio de uns prejudica o de outros. E se em vez de dispensar as escrituras se obrigasse o indígena a fazer não menos mas mais escrituras. Quando é contratada uma secretária loira. Ou morena. Por exemplo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?