.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-02-11

 

Cruzada de alcatifa

Godofredo de Bulhão; Raimundo IV conde de Toulouse; Boemundo de Tarento; Estêvão conde de Blois; Tancredo de Hauteville e Roberto II conde da Flandres, comandaram a 1ª cruzada. Na impossibilidade quer de Henrique IV, imperador alemão quer de Filipe I, rei de França, excomungados que estavam. Muitas peripécias depois conquistaram Jerusalém, em 15 de Julho de 1099. A cruzada foi um piedoso sucesso. A população muçulmana e judia foi eficazmente massacrada (de acordo com o fervor religioso da época) e Bulhão uma semana depois foi eleito rei pelos barões. Num gesto nobre recusou tanta dignidade e devoto preferiu aceitar a honra de Defensor do Santo Sepulcro.
Esta evocação é para chamar a atenção para o facto de não nos atrasarmos na escolha de quem comandará a próxima cruzada, porque peonagem e alguns cavaleiros já aí estão, cruz numa mão a espada na outra, prontos a partir. Espero eu! Com tanto barulho...
Sopraram-me ao ouvido o nome de V.R. Não sei... Não conheço bem. E provavelmente Marques Mendes não concorda, ainda há pouco se dem... Se alguém tiver uma boa ideia fachavor.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?