.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-02-22

 

A fábrica de calçado BASILIUS vai fechar

Vi hoje a noticia no DN economia.
Cinco anos de prejuízos leva Basilius a anunciar encerramento para Abril

Não fiquei muito surpreendido.... mas tinha alguma esperança de que isso não viesse a acontecer.

Por razões profissionais conheci bem a Basílius, visitei a empresa algumas vezes e conheci bem o empresário Basílio de Oliveira, como empresário e como Presidente da APICCAPS.

Sempre o achei um empresário empreendedor, dinâmico e avançado. Introduziu novas tecnologias e pressionou para que algum equipamento inovador sobretudo a nível do corte se fizesse em Portugal, através de uma coperação universidade, empresas e centro tecnológico e por preços muito mais baixos.

Infelizmente, é um icon do sector calçado que vai desaparecer.

Mas até o seu desaparecimento vai ser diferente e de forma digna.

Merece reflexão este encerramento.
Comments:
Parece que finalmente a UE está a abrir os olhos ao Dumping chinês e vietnamita (por enquanto só ao Dumping económico, ainda não ao Social) e vai impôr a estes países uma taxa de 20% de direitos aduaneiros.

Com os preços da mão-de-obra que se praticam neste locais, não há inovação nem modernização que resistam.

Por isso defendo cada vez mais um "neoproteccionism" que enriquecer e dignificar o 3º Mundo e manter vivas as classes trabalhadores do Ocidente.
 
antes de mais, obrigado pelo elogio e pelo respeito.

enquanto administradores da Basilius, eu próprio e o meu cunhado, Ildefonso Simões, tentamos continuar o excelente trabalho que o meu pai iniciou.

uma vez que todo o cenário político, económico e social que alimentava a concorrência se alterou drasticamente, desde a abertura da Europa de Leste até à "abertura" da Ásia, decidimos dar terminus a 33 anos de empresa da forma que pensamos ser a mais digna.

a confirmarem que foi a atitude correcta, estão 63 colaboradores que, logo desde o dia em que anunciamos o encerramento nos apoiaram e continuaram a trabalhar normalmente. estão também vários fornecedores que nos prometeram e cumprem as entregas necessárias até ao último dia de laboração.

estamos, de facto, a querer que esta empresa seja, também na hora de fechar, um exemplo para o sector e para o cenário empresarial nacional.

obrigado pela atenção dada.

n.oliveira@basilius.pt
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?