2006-02-03
O que falta a Portugal para ter uma produtividade a bom nível?
Na base de 5 factores usados para comparar a produtividade em 51 países, entre os quais os da UE, Portugal ocupa a 29ª posição e a cauda da UE15.
É reconfortante, no entanto, saber que Portugal está bem posicionado em três deles, capital físico, infra-estruturas e comércio mundial onde numa escala de 100 obtém 94 para os dois últimos e 85 para o capital físico. O capital humano e a gestão são o busílis do problema. Aqui o capital humano obtém 61 pontos, mas pior ainda a gestão que só chega a 56 pontos.
Como se vê todo o mundo precisa de formação, mas os nossos gestores afinal são ainda muito piores.Daí que como conclui o estudo, o país é actractivo para investidores que não tenham problemas em apostar na formação e tragam consigo competências de gestão. Veja dn.economia
A resposta à pergunta é então:
Melhores gestores e não baixos salários e outras lógicas no ensino e formação.
Comments:
<< Home
Não era preciso muitos estudos ou análises para saber que o principal problema da produtividade em Portugal á falta de competência na gestão, a começar, normalmente, pela gestão das empresas públicas onde a eventual competência do gestor não pertence à lista de factores a ter em conta no momento da escolha.
Enviar um comentário
<< Home