.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-03-19

 

A corrupção e as cartas de condução

Esta praga já vem de anos muito longínquos. Quem não se lembra de ouvir falar e conhecer casos de alunos que iam de Lisboa e Porto para terras do interior e das ilhas porque não só tinham assegurada a passagem no exame de condução, como até lhes ficava mais barata a carta?!!!

Esta faz-me lembrar uma outra situação com os exames do 12º ano, quando muitos alunos iam para o Liceu de Santarém porque aí tiravam-se boas notas e assim o acesso às universidades ficava facilitado.

A raiz de tudo é sempre a mesma. Este país, por razões "educacionais", (educação aqui tomada no sentido mais amplo possível sem exclusão de nenhum domínio) anda sempre à "coca do facilitanço". Penso que até se interiorizou que não é com trabalho e rigor que a malta se safa na vida. A"dignificação do trabalho" é uma ideia pouco arreigada. Por isso, há que criar e/ou entrar em esquemas.

E na realidade a economia paralela (gosto mais da designação de "subterrânea") prolifera e prolifera dentro da "mais legal". Daí que os valores à volta de 20%´com que por vezes se estima o seu peso ....devam ser outros.

Pensava eu que a corrupção nas cartas de condução já estaria mais controlada. Afinal nada disso. É a própria DGV que, com os seus dados, vem dizer que está em crescendo e o próprio presidente da associação portuguesa das escolas de condução admite ao DN de hoje que "sempre houve situações de corrupção no seu sector".

Mas agora, a esta área acresce a dos inspectores dos centros de inspecção que se dizem pressionados pelos patrões para deixar passar os veículos inspeccionados, de grandes firmas.

Se a isto se juntar o caos que continua a reinar nas multas, chegamos a um "panorama" bem completo.

Não será que muitas das mortes nas estradas portuguesas se devem também a este caos no sector?


Comments:
Um caso bem real num concelho da área metropolitana do Porto:Uma empresa privada de transporte de passageiros compra autocarros usados para. Nenhum deles cumpre as normas de circulação, de emissão de gases poluentes, deixam cair pedaços do veículo na via pública, etc.

No entanto cotinuam a circular devidamente inspeccionados. O segredo está em que esta mesma também possui um centro de inspecções onde se inspecciona a si própria.

Também já me contaram que noutros sítios também há corporações de bombeiros em que isto acontece.

José Manuel
 
Tem que haver uma explicação para os veículos em péssimo estado que vimos a circular nas estradas deste país.
 
Sou jornalista e ando em pesquisas sobre corrupção.
Tem notícia de algum caso de pessoa lesada por ter denunciado um caso de corrupção?
Se sim, por favor, entre em contacto: ritallouro@hotmail.com.

Obrigada
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?