.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-03-19

 

De Viena para Los Angeles




Ao fim de uma longa disputa jurídica, cinco quadros de Gustav Klimt, foram entegues agora a Maria Altman (90 anos), herdeira e sobrinha de Ferdinand Bloch, pelo Governo austríaco que não se dispôs a pagar por eles os 300 mil dólares que aquela exigia.
Ferdinand Bloch era um industrial vienense rico, mecenas e judeu. Antes que Hitler o enviasse para as câmaras de gás fugiu, em 1938 para os EUA. Os nazis não o apanharam mas ficaram com os seus cinco quadros de Klimt, que até há pouco permaneceram no Palácio Belvedere, em Viena.

Entretanto o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) vai, junto com outro espólio seu da mesma época, expor aqueles quadros onde se destaca o retrato de Adele Bloch-Bauer I, "um dos três exemplares que sobreviveram do estilo mais conhecido de Klimt, marcado por intensos dourados". O ano passado, em Julho e Agosto, durante a onda de calor, o Museu Leopoldo em Viena ofereceu bilhetes grátis aos que entrassem nus (ou quase) para verem a exposição: "A verdade nua: Klimt, Schiele, Kojoschka e outros escândalos", mostra retratos de nus feitos por esses artistas que percorreram o país, chocando muita gente." [aqui ]. Dados biográficos de Klimt [ aqui].

Comments:
O Klimt é supremo!
A forma da denúncia (tal como a denúncia necessária) foi de uma grande elegância.
Obrigada por esse pedaço de prosa.
(parece-me que o blogger já estará bem por aqui...espero que continue sem penas):)
 
é verdade. Klimt é mais do que um representa da sua corrente específica de pintura, é um pintor intemporal e uma marca relevante para a pintura e arte de todas as épocas.
 
Este quadro de 1907 marca uma etapa importante da arte do retrato em klint. O realismo e a abstração confrontam-se como em 'O Friso Stoclet'. E essa cobertura bizantina das superfícies, cerrada como um mosaico, é a mesma que o pintor utiliza para as suas paisagens.

(Taschen)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?