2006-03-14
MIchelle Bachelet presidente do Chile
Tomou posse no Sábado, em Santiago do Chile, e na investidura não conseguiu esconder a comoção.
O Presidente da República no Chile é simultaneamente o chefe do Governo e ela já o constituiu. São vinte ministros. Dez mulheres e dez homens. O Ministro da Defesa, o da Planificação, o da Economia, o da Saúde, por exemplo, são... adivinhe! São mulheres.
Os secretários de estado são trinta e dois. Desasseis homens e desasseis mulheres. Secretárias de Estado mulheres são, por exemplo, a da Justiça, a da Marinha, a do Desporto, a da Agricultura, a das Finanças. O critério não foi, como se vê, as pastas mais "femininas" para as mulheres.
A passagem de testemunho de Ricardo Lagos para Michelle Bachelet contou com um grande números de chefes de Estado e governantes estrangeiros nomeadamente Condolesa Rice ou a vice-presidente do Irão, mas a presença mais espectacular foi a de Evo Morales, pois foi a primeira vez que um presidente da Bolívia veio ao Chile, países que mantém relações tensas (com duas guerras pelo meio e a perda de territótio e de acesso ao mar pela Bolívia). Evo Morales teve direito a um comício num estádio, organizado a pedido de sindicatos e organizações populares de esquerda. Emocionou-se quando os presentes começaram a gritar "acesso ao mar para a Bolívia". Disse que nunca esperou ouvir uma palavra de ordem daquelas, da boca de chilenos)
AM
João Tunes
<< Home