.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-03-29

 

O CANADÁ

"O Governo do Canadá tratou-nos como assassinos. Fomos acompanhados por um oficial da imigração até à porta do avião. Como bandidos. Sempre trabalhei e sinto-me muito humilhado."
Pedro Alves tem 27 anos e desabafou assim toda a revolta que lhe ia dentro...viveu seis anos no Canadá. Há dez dias soube que teria de fazer as malas e regressar a Portugal: "Consegue imaginar o que é ter dez dias para deixar tudo para trás?" Deixar uma vida. Amigos, carro, emprego. Teias sociais e afectivas desfeitas em dez dias." [link]
É claro que estão ilegais. O portuga, nosso irmão, para o Canadá, o berbere nosso primo, para a Espanha. Há regras, há a lei e umas e outras são para cumprir. Nós é que por hábito julgamos que não. Mas isto cheira-me a esturro. Fala-se em 15 mil, só os portugueses, que o Canadá quer expulsar. E de que maneira! Ora eles não chegaram ontem. Enquanto lhes soube bem, em dez, em oito, em cinco anos não deram por nada. Agora de repente zás. Expulsam em 10 dias. E trata-se de pessoas. Ou não?

Comments:
Não imagino o 'sufoco' que deve ser... e como muito bem diz a mim tb me cheira a esturro.
 
Não é verdade. Todos os anos o governo canadiano expulsa uns milhares de imigrantes ilegais, e todos os anos tem expulsado uns milhares de portugueses. Este ano e no ano passado a percentagem de portugueses entre os expulsos subiu, mas o número total de expulsos não está a subir.

Expulsar um imigrante ilegal é complicado e caro (é por isso que Portugal dificilmente expulsa alguém). Isso justifica que muitas vezes um ilegal possa permanecer diversos anos no país antes que o possam finalmente expulsar.

Luís Lavoura
 
Por empatia, imagino e compreendo a situação de quem faz a sua vida num país e de repente tem de deixar tudo. É a mesma empatia que sinto pelos emigrantes em Portugal que vêm tentar uma vida melhor. Vivemos(nós portugueses)numa época curiosa, com cada pé num mundo diferente, um no mundo da emigração e outro no mundo da imigração. Seremos mais tolerantes por isso? Alguns sim, muitos penso que não.Sofia
 
A verdade é que os filhos que os portugueses tiveram no Canadá, são canadianos e podem ficar lá. Em Portugal ainda falta aprovar a lei que permite isso mas apenas para os netos e descendentes de pais e avós legalizados.
A situação é realmente complicada e deve ser um sufoco, mas não houve mudança de politica nem é comparável ao que sucede na maior parte dos outros países, Portugal inclusivé.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?