.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-03-24

 

Os Custos da Burocracia Portuguesa

Li num jornal hoje que Portugal negoceia com a OCDE apoio técnico na medição dos custos da Burocracia em Portugal.

Ora estes custos são de vários níveis:

Seria interessante que o levantamento fosse feito de forma crítica, ou seja, que os técnicos que vão participar nessa avaliação, com a metodologia da OCDE, não se esquecessem de contabilizar também os custos que a máquina burocrática da UE impõe ao País.

Uma sugestão que sejam ensaiados uns quantos estudos de caso em algumas autarquias e serviços autonómos.

Se o estudo se fizer, já agora que seja o mais completo possível e seja bem publicitado. Os números deverão ser interessantes e ao mesmo tempo horripilantes.


Comments:
Será esta uma das 400 medidas?
 
João Abel : Podias sugerir esta medida ou estudo ao governo.
Ou então fazes como eu : Envias para as novas fronteiras que ninguem te responde as depois convidam-te para ir a um almoço onde ninguem fala em nada mas ficam com a barriga mais cheia«.
 
Por aqui um estudo desses também faz falta. A França tem algumas especialidades burocráticas únicas como o facto de haver dois serviços de impostos: um para tratar das declarações e outro para receber o dinheiro, ou dois serviços de desemprego: um para gerir os subsidios (ASSEDIC) e outro para enquadrar os desempregados (ANPE).
 
Sobre este assunto não deixem de ler este post na "Baixa do Porto" intitulado "A propósito do sobrepeso do estado". Acerta em cheio no problema de fundo. Em:

http://www.porto.taf.net/dp/node/61

José Manuel
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?