2006-03-11
Portugal e Espanha: Evolução das Políticas
Dois anos após o dia negro em Espanha - o 11 de Março de 2004 - que, de menos negro apenas tem estar na origem da mudança do xadrez político, ao contribuir de forma determinante para a eleição de Zapatero, é no mínimo curioso que os dois países peninsulares evoluam na política de formas diametralmente opostas.
Em Espanha, caminha-se por um forte acentuar das diferenças ideológicas (teórica e prática) entre os dois principais partidos do xadrez político e em Portugal pela diluição da ideologia entre as forças políticas desses mesmos quadrantes.
Marina Costa Lobo (MCL) publica hoje no DN um artigo muito interessante sobre este tema Uma península duas políticas.Os nossos analistas políticos têm matéria de sobra para reflexão.
Como diz MCL "as questões económicas em Portugal assumem o primeiro, segundo e terceiro lugar das preocupações dos partidos e dos eleitores, devido às condições económicas em que vivemos, marginalizando outras que são cada vez mais centrais em democracias mais ricas".
Será que, com esta sua afirmação, quererá dizer que as graves questões económicas do país dão origem a uma certa postura de bloco central?
Não haverá mesmo soluções diferenciadas para os problemas económicos entre esquerda e direita moderadas?
A diferenciação situar-se-á apenas em medidas sociais?