.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-04-13

 

Provenzano - il capo dei capi della mafia siciliana

"Depois de 42 anos em fuga, aquele que era considerado o homem mais procurado de Itália, o chefe supremo da máfia siciliana, Bernardo Provenzano, foi capturado na região de Corleone, na Sicília, noticiou ontem a agência de informação ANSA. Provenzano, 73 anos, foi capturado numa casa de campo na sua cidade natal, perto da casa onde moram a mulher e os dois filhos."[DN] [La Repubblica.it]

Estou em total desacordo com João Abel, quando ali em baixo, no seu post "Simbólico?" deixa a suspeita de que "il capo dei capi" gozou de liberdade durante 42 anos, após seis condenações a prisão perpétua, devido a protecções do poder em Roma e em Itália.

Não creio. Ele terá sido procurado afincadamente, durante todos estes 42 anos, por todos os carabinieri de Itália. Só que Provenzano usou uma táctica e um disfarse imbatíveis.
Táctica? Simplesmente escondeu-se em casa. Disfarse? Passou (quer dizer) continuou a "usar" exactamente a cara dele.
O resultado é infalível. Um carabiniere vê o pobre do Provenzano numa quinta ao lado da mulher e dos filhos e grita olha ali "il capo dei capi" e quando corre para o apanhar o superior repreende-o: és parvo ou quê! Então condenado a prisão perpétua, ele vinha agora meter-se em casa e ainda por cima com uma cara sem o mínimo disfarse! Está mas é aí quietinho, e não te armes em esperto.
E foi assim. 42 anos. É a única explicação.

Comments:
RN: uma coisa é certa, foram muitos os anos (da DC) em que na barra dos tribunais italianos era possível provar que o 'pobre' mafioso era maluco, depois encerrado em hospícios muito poucos vigiados, donde 'saía'. Foi nesse tempo que os italianos criaram a expressão 'triângulo obscuro': mafia-Estado-igreja. Falando em igreja, vou-me embora para o B16 não me chamar pecadora lol - laico abraço, IO. http://chuinga4.blogs.sapo.pt/2468.html
 
Peço desculpa, mas há pouco não surgiram os kuadradinhos para me identificar. Faço-o agora, IO.
 
... E o outro, perdeu as eleições!
Mas, não quer "desamontar!"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?