2006-04-21
Uma questão de Aprendizagem, ..minha
Apesar das diferenças, entre os dois, este mesmo fenómeno aconteceu-me, durante algum tempo, com Jorge Sampaio, por quem nunca morri de simpatias.
Bom. Acho mesmo que Cavaco Silva, Presidente, está a precisar de "exercer certas cláusulas", que foram determinantes da sua subida a Presidente da República, ou seja, o actual presidente, de que por vezes me esqueço que o é, foi eleito porque fez passar a mensagem de que possuia as receitas mágicas para a economia deste País sair da crise.
A sugestão vai no seguinte sentido. Reunam (Presidente e governo) com um leque de técnicos, à porta fechada, e "definam" as medidas para que este País saia do estado pré - comatoso em que tende a entrar, sob pena de serem sempre os que menos podem a suportar e pagar a crise .
Não vale a pena atribuir culpas. Vale a pena descortinar caminhos.
Portugal precisa cada vez mais de exportar mas não tem nem produtos nem serviços competitivos para desempenhar essa função. Esta é a realidade que é preciso dizer ao País.
O país está mal, basicamente, porque os portugueses são atrasados e pouco educados. Durante séculos a fio os portugueses apostaram numa estratégia de baixa educação, desenrascanço, e falta de rigor. Continuam, em larga medida, a apostar nessa mesma estatégia.
Isto é um mal nacional, é um mal do povo português. Dificilmente um governo, qualquer governo, pode fazer melhorar a situação.
Luís Lavoura
Mesmo o actual governo, que está com uma dinâmica reformista interessante, apresenta dificuldades na formulação de uma estratégia de fundo e de folego. E dá muitos tiros ao lado, falhando no essencial.
<< Home