.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-04-21

 

Uma questão de Aprendizagem, ..minha

Sinceramente, ainda não interiorizei lá no íntimo, nem apreendi, de forma a não hesitar, que Cavaco Silva é o Presidente da República Portuguesa. É mesmo sincero. A falha é só minha.

Apesar das diferenças, entre os dois, este mesmo fenómeno aconteceu-me, durante algum tempo, com Jorge Sampaio, por quem nunca morri de simpatias.

Reconheço. Tenho um grande esforço a fazer e cá estou, como cidadão, para essa tarefa.

Bom. Acho mesmo que Cavaco Silva, Presidente, está a precisar de "exercer certas cláusulas", que foram determinantes da sua subida a Presidente da República, ou seja, o actual presidente, de que por vezes me esqueço que o é, foi eleito porque fez passar a mensagem de que possuia as receitas mágicas para a economia deste País sair da crise.

Como a situação permanece complexa, apesar do esforço do governo de José Sócrates, é seu dever dentro do espírito de "cooperação estratégica com o governo", tão anunciado, de começar a agir.

A sugestão vai no seguinte sentido. Reunam (Presidente e governo) com um leque de técnicos, à porta fechada, e "definam" as medidas para que este País saia do estado pré - comatoso em que tende a entrar, sob pena de serem sempre os que menos podem a suportar e pagar a crise .

O País economicamente está mesmo mal. Aculpa de tudo isto espalha-se no tempo. Nunca houve uma estratégia séria de desenvolvimento para Portugal. E hoje ainda não há.

Não vale a pena atribuir culpas. Vale a pena descortinar caminhos.

Há que reunir forças para encontrar esses caminhos nada fáceis. Economia e sociedade portuguesas não estão minimamente preparadas para as tendências evolutivas em curso no mundo. A situação europeia ajuda pouco, porque também está em crise: Um mundo a crescer à volta de 5% contra uma UE em 1%. Não estamos preparados para a globalização e os actores portugueses sonham ainda em medidas proteccionistas do Estado contra este movimento.

Portugal precisa cada vez mais de exportar mas não tem nem produtos nem serviços competitivos para desempenhar essa função. Esta é a realidade que é preciso dizer ao País.


Comments:
O João Abel deveria considerar a hipótese de que a culpa do estado do país não seja dos sucessivos governos, nem os próximos governos possam fazer muito para melhorar esse estado.

O país está mal, basicamente, porque os portugueses são atrasados e pouco educados. Durante séculos a fio os portugueses apostaram numa estratégia de baixa educação, desenrascanço, e falta de rigor. Continuam, em larga medida, a apostar nessa mesma estatégia.

Isto é um mal nacional, é um mal do povo português. Dificilmente um governo, qualquer governo, pode fazer melhorar a situação.

Luís Lavoura
 
Comentando o comentário do Luis Lavoura estou de acordo com o "país está mal, basicamente porque os portugueses são atrasados e pouco educados" (entenda-se com baixa formação e cultura) e que a estratégia subjacente correspondeu refere Luis lavoura mas mais por ausência do que por uma estratégia claramente assumida.Quanto a quem deveria definir e impulsionar essa estratégia parece que divergimos. Acho que os diferentes governos têm culpa pois fazem uma "gestão do imediato" e não uma "gestão do desenvolvimento".

Mesmo o actual governo, que está com uma dinâmica reformista interessante, apresenta dificuldades na formulação de uma estratégia de fundo e de folego. E dá muitos tiros ao lado, falhando no essencial.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?