.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-27

 

Avaliação dos professores pelos Pais

A Ministra da Educação e a sua equipa voltaram a surpreender propondo que os Pais participem na avaliação do desempenho dos professores.

Sou um Pai que participo activamente na educação dos meus filhos e nos últimos anos fiz parte da direcção das Associações de Pais das escolas que eles frequentam.
Nestes últimos anos habituei-me a conhecer bem as escolas por dentro. Participei em assembleias de escola, vivi por dentro os dramas do atraso nas colocações e da revolta pelas mudanças.

Como pai recebo esta medida com uma enorme satisfação. A minha experiência é a de que os pais são vistos pela generalidade dos professores como inimigos e não como parceiros de educação das crianças.

Com esta medida poderei finalmente ajudar a separar o trigo do joio avaliando os professores interessados e cumpridores e finalmente vendo a sua progressão na carreira ser muito mais justa do que a mera angariação de créditos através da participação em acções de formação de qualidade duvidosa.

Bem sei que a maioria dos pais não participa na vida escolar dos seus filhos, no entanto tal como em tudo tal não deve ser razão para que os que se preocupam não possam ter uma palavra a dizer.

Esta medida é de uma enorme importância na abertura da escola à sociedade fazendo que os professores passem a estar muito menos fechados sobre si próprios.
Irá contribuir de forma decisiva para que o conceito da "comunidade educativa" finalmente funcione.

A Fenprof, claro está, já veio contestar tal decisão. Com o estilo corporativo a que já nos habituou, Paulo Sucena declarou os Pais como "não tendo competência ciêntifica" afirmando mesmo que a sua participação "desvaloriza a profissão de docente" e ainda - inacreditável - "É o mesmo que passarem a avaliar qualquer outra profissão". Com este sindicalismo bacoco de facto os professores não vão a lado nenhum. Em primeiro lugar a avaliação dos pais será devidamente ponderada e por fim se bem que existam pais incompetentes e desinteressados, tal não é razão para que os outros sejam ofendidos desta forma.

Srª Ministra e equipa : Continuem. Estão REALMENTE e finalmente a fazer uma mudança da educação em Portugal.
Comments:
Parabéns por ser um pai activo, mas é uma minoria, como sabe. O problema é que vão ser TODOS os pais a fazer uma parte da avaliação.
Eu, que não sou sapateiro, vou ensinar a arte de colocar tacões? Ou eu que não sou, não quero ser e tenho raiva a quem quer ser biólogo, vou ensinar a catalogar calhaus?
 
A participação dos pais na avaliação dos profs parece-me uma boa medida desde que a opinião dos encarregados de educação só seja validada se acompanhada de fundamentação. E o peso da sua opinião deve estar dependente dos fundamentos apresentados. Para ter uma opinião fundamentada sobre a legislação necessitaria, em todo o caso, de conhecer a conhecer.
 
Bart:

Não sendo sapateiro não irá de facto ensinar a colocar tacões, no entanto quando for levantar os sapatos, caso ache que eles estão mal colocados irá avaliar e confrontar o trabalho do sapateiro.

Os biólogos não catalogam calhaus :-). São os geólogos.
Admitindo que foi uma distração voltamos à utilização de uma comparação incomparável. Ou seja : Ninguem falou em ensinar nada aos professores. Antes avaliar.

RN:

A avaliação da opinião dos EE caso a caso é impraticável.
Admito que possam existir mecanismos de recurso dos professores quanto às avaliações de que foram alvo, mas o processo terá de ser, nos casos gerais o mais simples possível de gerir e automatizar.
 
Se os pais não têm competência científica, então gostaria de ver o sr. Paulo Sucena a criticar a situação nas nossas universidades, em que os estudantes participam na gestão, como se fossem donos daquilo e tivessem qualquer competência científica para o efeito. E até participam, de forma muitas vezes central, na eleição dos reitores.

Luís Lavoura
 
Antes de tudo devemos esperar por saber quais os meios e o formato para a dita avaliação...
Será meramente de sorte e azar ou requer alguma astucia?
O "Jogo" parece interessante falta saber como são as Regras...
 
Lester,
O adiantado da hora depois de um dia em cheio levam-nos (me) a escrever algumas coisas sem sentido. sorry!

A questão, para mim, é que um qq pai não pode avaliar o trabalho de um professor. Pode gostar ou não, mas avaliar nunca. É a tal coisa com os tacões: posso não gostar do trabalho, mas também não tenho conhecimentos, nem técnica, para fazer melhor.
 
Eu tenho uma opinião menos entusiasta sobre esta questão. Começo por vos deixar o meu testemunho de alguem que está "dos dois lados da barricada". Por um lado sou professor universitário, por outro lado sou representante eleito no conselho da escola dos meus filhos, e como tal participo na vida da escola de acordo com enquadramento legal francês (que diga-se de passagem não prevê que os pais avaliem os professores). Por vezes quando confrontado com professores manifestamente incompetentes gostaria de poder dar-lhes uma má nota. No entanto já servi muitas vezes de mediador de conflitos entre professores e pais, e muitas vezes posso observar que as pessoas perdem a objectividade quando se trata dos seus próprios filhos. O medo que eu tenho é que uma medida deste tipo degenere numa reacção da parte dos professores de estilo campanha eleitoral dando boas notas a torto e a direito.

Vejo também outro inconveniente, o ensino universitário comporta matérias com graus de dificuldade bastante distintos, no meu caso tenho a certeza que ser professor de uma matéria como Equações Diferenciais para alunos de engenheiria electrotécnica não faz de mim o professor mais popular :)
 
Mais uma vez a responsabilidade pelo desempenho dos professores, formados e contratados pelo Estado é descartada pelo ME! Isto é no mínimo má fé e abre o caminho a toda uma série de trapalhadas, porque o que a maioria dos portugueses deseja é resolver o seu problemazinho pessoal, estando-se a marimbar para os critérios de exigência e rigor. Lembrem-se do caso dos "pais de Guimarães"...

Rui Jorge
Psicólogo educacional
 
Já agora os pais dos arguidos deviam de avaliar os juizes e os delegados do Ministério Público, os doentes deviam andar armados com as enciclopédias do Readers Digest a avaliar os médicos, e assim sucessivamente... Os profs universitários não devem de ser avaliados proque pelas amostras (Vital Moreira e o Gelatina) aquilo são umas sumidades...
Vocês não vêm que nas escolas há filhos de muitas mães, e o país não está, infelizmente preparado para isso, já agora o senhor lester está na Associação de Pais lá da escola eleito por quantos pais (10%?), não brinque com questões sérias...
 
desculpem não é proque e porque, desculpe lá senhor lester
 
já agora os sindicatos são corporativistas e as associações de pais são o quê? Alguém me responde?
 
PONTO 3 DO ARTº 46º DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO (MAIO DE 2006) DO REGIME LEGAL DE CARREIRA DO PESSOAL DOCENTE DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


"A APRECIAÇÃO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO É PROMOVIDA NO FINAL DE CADA ANO ESCOLAR, PELO DIRECTOR DE TURMA, E TRADUZ-SE NO PREEENCHIMENTO DE UMA FICHA DE MODELO A APROVAR NOS TERMOS DO Nº5 DO ARTIGO 44º”

Verifica-se um grande burburinho, baseado em quê, afinal?
 
Não era mesmo má ideia os doentes avaliarem os médicos e os arguidos avaliarem os juízes (nem que fosse apenas sobre o tempo que os processos demoram a ser julgados).
 
Avaliado ninguém quer ser. Assim, cada qual é sempre o melhor para o exterior. Nem pais, nem mães a avaliar professores. Uma sugestão neutra. Porque não uma equipa com um conhecedor da matéria leccionada, um conhecedor pedagógico (externos) o(a)presidente do Conselho directivo e o responsável da área, na base da assistência a 10 aulas, pelo menos para os especialistas externos?
Ana Esteves (sou professora)
 
cheguei aqui via pesquisa google. Estava em busca de uma análise coerente da questão. Ainda bem que a encontrei no seu post. Já não suporto tanto folclore em torno de uma alínea. Uma alínea q não foi lida pela maioria dos opinadores, pelos disparates q afirmam.
 
É possível saber o nivel de habilitação dos pais e criar critérios de avaliacão de acordo com a sua habilita~ção e participação na vida activa escolar, os professores não devem ter medo da avaliação dos pais, afinal são professores é a profissão que escolheram e comcerteza desempenham-na com o maior profissionalismo. Os que são professores por "acidente", esses nem sequer deviam ser, porque eu tb não sou médica por acidente e até estudei para tal, mas achei que não era isso que queria. Não há que ter medo de se ser avaliado, desde que se seja profissional.
 
AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES ??? CONCERTEZA QUE SIM !!!! MAS NÃO DEVERIAM SER SÓ AVALIADOS PELA COMPETÊNCIA NAS SUAS FUNÇÕES... ORA LEIAM...

a semana passada a prof do meu filho mandou-me um recado na caderneta que rezava assim:

" o João foi apanhado por uma funcionária a urinar junto a uma árvore no recreio... agradeço que fale com o João sobre este assunto."

Pois é... eu fico cada vez mais admirada... a caderneta do João serve para me dizerem tudo... se fez ou não os TPCs... serve para dizer que o João chegou 15 min atrasado à sala depois do intervalo... quando está aos cuidados da escola e a prof é que devia ter tido o cuidado de verificar qual a causa do atraso do joao... que por acaso foi porque uns meninos de 12 e 14 anos... o impediram de voltar a sala e o agrediram ao ponto de ter tido necessidade de recorrer ao hospital... tudo se passou no mesmo dia mas so vem relatado na caderneta o atraso do joao!!!! serve para dizer que precisa de falar comigo...

Mas infelizmente nunca serviu para me justificarem e/ou alertarem para as agressões sofridas pelo João, nunca serviu para me justificarem o facto de haver um erro no escalão do sase do meu filho e consequentemente ele só ter tido livro de matemática no fim do mês de Março... porque o requerimento que fiz para ser corrigido esse mesmo erro se perdeu... Os pais só são benvindos à escola quando é pra falarem mal dos seus filhos ?????????

Mas será que na caderneta dos meninos que teem sido agressores e na caderneta dos meninos que se comportam bem há recados ??????????? Será que ontem houve recado na caderneta do menino que entrou na escola com uma espada e que começou a bater nos colegas com ela ?
Será que há recado nas cadernetas dos meninos que tiram o lanche aos outros meninos ???

Bem mas voltando ao facto para o qual fui alertada, quero deixar aqui para todos o que respondi a mensagem enviada pela prof do meu filho...

" sra Profª, se os wcs da escola não se encontrassem no estado de falta de higiene em que se encontram talvez o João não sentisse nojo e não tivesse que recorrer a uma alternativa ao ar livre, aliás já a alertei várias vezes para essa falta de higiene. Além disso o João só tem duas mãos e necessita de uma para pegar no penis e da outra pra segurar a cueca e a calça... se tivesse uma outro par de mãos talvez fosse mais viável fazer chichi nos wcs da escola porque poderia pegar também nas pernas das calças e assim não ficaria com elas molhadas e a cheirar a chichi."

quando fui levar o João à escola no dia seguinte ao recadinho... cruzei-me com a profª do meu filho. Falei no assunto, e disse que fazer chichi ao ar livre tinha sido a alternativa viável e mais higiénica para o João.

Ela então disse que, se eu achava que a escola não tinha condições para o meu filho, que o tirasse daquela escola porque ela não tinha ali a filha dela por achar que a escola não tinha condições !!!

Será que até no ensino temos aquela máxima... quem está mal que se mude ??? Ou é melhor pensarmos que, se está mal, temos de melhorar ?

Ainda tive de ouvir que sou a única mãe que se queixa da falta de higiene dos wcs !!! Eu só respondi que ficava feliz por saber que sou a unica mãe que não despeja o filho na escola e se preocupa com o estado em que está a escola que o meu filho frequenta !!!

Pois é meus amigos, parece que os pais que são benvindos à escola.... São os que não vão !!! Os filhos desses pais podem ser desordeiros e mal educados... mas os Srs professores não são incomodados !!!

Não pretendo de todo desculpar o que o meu filho fez mas... fico fula quando se incomodam porque o João fez um chichi ao ar livre e não se incomodam dele andar há mais de uma semana a fazer pensos no joelho e no cotovelo no centro de saúde por que mais uma vez foi empurrado e ninguem sabe, ninguem viu...

Ontem, com a historia da espada foi giro. Eu vi um garoto a dar com a espada numa série de colegas e alertei os profs que estavam na sala dos prfs... foi-me dito num tom arrogante e rude JA LA VAMOS... mas o certo é que o JA LA VAMOS era referente a irem pras salas de aulas deles... Porque o dito menino continuou a magoar os colegas até eu própria lhe ter tirado a espada !!!!


A prof.ª do meu filho respondeu-me, via caderneta, que a resolução para o problema da falta de higiene nos wcs não passa pela limpeza mais eficaz dos WCs... Mas sim, pela mudança do tipo de calças que o meu filho usa... Ou seja, em vez de usar calças com elástico na cintura que são mais práticas para as crianças porque quando há uma distração é so baixarem... Têm de usar com fecho e botões para que, em vez de se desenvencilharem a despir, façam chichi nas ditas !!! Mais ainda... Questionou os colegas do meu filho sobre o assunto e diz que os meninos responderam que não molhavam as calças... E mais nenhuma mãe se queixa... esta mesma profª ja se queixou muitas vezes a mim da falta de asseio em que muitos dos colegas do meu filho se apresentam e desabafou algumas vezes comigo dizendo que tomara que metade das crianças da sala tivessem alguns dos cuidados que tenho com o joao... Ora, ora, ora... Sabendo nós à partida que a grande maioria das crianças são despejadas lá na escola e muitas vão sozinhas desde o 1º dia de aulas... Não é de admirar que uma Mãe/Pai MUITO GALINHA como eu se preocupe com todos os detalhes...

EM RELAÇAO AO FACTO OS PAIS PODEREM AVALIAR OS PROFS ACHO MUITO BEM. SOMOS TODOS NÓS CONTRIBUINTES QUE PAGAMOS OS VENCIMENTOS AOS PROFS... LOGO, TEMOS O DIREITO DE AVALIAR O TRABALHO DAS PESSOAS PARA CUJOS VENCIMENTOS CONTRIBUIMOS !!!
 
AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES ??? CONCERTEZA QUE SIM !!!! MAS NÃO DEVERIAM SER SÓ AVALIADOS PELA COMPETÊNCIA NAS SUAS FUNÇÕES... ORA LEIAM...

a semana passada a prof do meu filho mandou-me um recado na caderneta que rezava assim:

" o João foi apanhado por uma funcionária a urinar junto a uma árvore no recreio... agradeço que fale com o João sobre este assunto."

Pois é... eu fico cada vez mais admirada... a caderneta do João serve para me dizerem tudo... se fez ou não os TPCs... serve para dizer que o João chegou 15 min atrasado à sala depois do intervalo... quando está aos cuidados da escola e a prof é que devia ter tido o cuidado de verificar qual a causa do atraso do joao... que por acaso foi porque uns meninos de 12 e 14 anos... o impediram de voltar a sala e o agrediram ao ponto de ter tido necessidade de recorrer ao hospital... tudo se passou no mesmo dia mas so vem relatado na caderneta o atraso do joao!!!! serve para dizer que precisa de falar comigo...

Mas infelizmente nunca serviu para me justificarem e/ou alertarem para as agressões sofridas pelo João, nunca serviu para me justificarem o facto de haver um erro no escalão do sase do meu filho e consequentemente ele só ter tido livro de matemática no fim do mês de Março... porque o requerimento que fiz para ser corrigido esse mesmo erro se perdeu... Os pais só são benvindos à escola quando é pra falarem mal dos seus filhos ?????????

Mas será que na caderneta dos meninos que teem sido agressores e na caderneta dos meninos que se comportam bem há recados ??????????? Será que ontem houve recado na caderneta do menino que entrou na escola com uma espada e que começou a bater nos colegas com ela ?
Será que há recado nas cadernetas dos meninos que tiram o lanche aos outros meninos ???

Bem mas voltando ao facto para o qual fui alertada, quero deixar aqui para todos o que respondi a mensagem enviada pela prof do meu filho...

" sra Profª, se os wcs da escola não se encontrassem no estado de falta de higiene em que se encontram talvez o João não sentisse nojo e não tivesse que recorrer a uma alternativa ao ar livre, aliás já a alertei várias vezes para essa falta de higiene. Além disso o João só tem duas mãos e necessita de uma para pegar no penis e da outra pra segurar a cueca e a calça... se tivesse uma outro par de mãos talvez fosse mais viável fazer chichi nos wcs da escola porque poderia pegar também nas pernas das calças e assim não ficaria com elas molhadas e a cheirar a chichi."

quando fui levar o João à escola no dia seguinte ao recadinho... cruzei-me com a profª do meu filho. Falei no assunto, e disse que fazer chichi ao ar livre tinha sido a alternativa viável e mais higiénica para o João.

Ela então disse que, se eu achava que a escola não tinha condições para o meu filho, que o tirasse daquela escola porque ela não tinha ali a filha dela por achar que a escola não tinha condições !!!

Será que até no ensino temos aquela máxima... quem está mal que se mude ??? Ou é melhor pensarmos que, se está mal, temos de melhorar ?

Ainda tive de ouvir que sou a única mãe que se queixa da falta de higiene dos wcs !!! Eu só respondi que ficava feliz por saber que sou a unica mãe que não despeja o filho na escola e se preocupa com o estado em que está a escola que o meu filho frequenta !!!

Pois é meus amigos, parece que os pais que são benvindos à escola.... São os que não vão !!! Os filhos desses pais podem ser desordeiros e mal educados... mas os Srs professores não são incomodados !!!

Não pretendo de todo desculpar o que o meu filho fez mas... fico fula quando se incomodam porque o João fez um chichi ao ar livre e não se incomodam dele andar há mais de uma semana a fazer pensos no joelho e no cotovelo no centro de saúde por que mais uma vez foi empurrado e ninguem sabe, ninguem viu...

Ontem, com a historia da espada foi giro. Eu vi um garoto a dar com a espada numa série de colegas e alertei os profs que estavam na sala dos prfs... foi-me dito num tom arrogante e rude JA LA VAMOS... mas o certo é que o JA LA VAMOS era referente a irem pras salas de aulas deles... Porque o dito menino continuou a magoar os colegas até eu própria lhe ter tirado a espada !!!!


A prof.ª do meu filho respondeu-me, via caderneta, que a resolução para o problema da falta de higiene nos wcs não passa pela limpeza mais eficaz dos WCs... Mas sim, pela mudança do tipo de calças que o meu filho usa... Ou seja, em vez de usar calças com elástico na cintura que são mais práticas para as crianças porque quando há uma distração é so baixarem... Têm de usar com fecho e botões para que, em vez de se desenvencilharem a despir, façam chichi nas ditas !!! Mais ainda... Questionou os colegas do meu filho sobre o assunto e diz que os meninos responderam que não molhavam as calças... E mais nenhuma mãe se queixa... esta mesma profª ja se queixou muitas vezes a mim da falta de asseio em que muitos dos colegas do meu filho se apresentam e desabafou algumas vezes comigo dizendo que tomara que metade das crianças da sala tivessem alguns dos cuidados que tenho com o joao... Ora, ora, ora... Sabendo nós à partida que a grande maioria das crianças são despejadas lá na escola e muitas vão sozinhas desde o 1º dia de aulas... Não é de admirar que uma Mãe/Pai MUITO GALINHA como eu se preocupe com todos os detalhes...

EM RELAÇAO AO FACTO OS PAIS PODEREM AVALIAR OS PROFS ACHO MUITO BEM. SOMOS TODOS NÓS CONTRIBUINTES QUE PAGAMOS OS VENCIMENTOS AOS PROFS... LOGO, TEMOS O DIREITO DE AVALIAR O TRABALHO DAS PESSOAS PARA CUJOS VENCIMENTOS CONTRIBUIMOS !!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?