.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-24

 

Barganha

Você é a partir de hoje o rosto da vergonha do jornalismo português. Quase gritava Manuel Maria Carrilho para Ricardo Costa que contra-atacou com e você é o rosto da derrota eleitoral.
A plateia de Os Prós e os Contras premiou com abundantes palmas a respota de Ricardo Costa o que me fez concluir que ou tinha muitos jornalistas ou pouca simpatia pelo estilo do ex-ministro da Cultura ou as duas coisas.
O Manuel Correia já apresentou aqui em baixo, e com excelência, as conclusões a retirar da tertúlia de Fátima Campos Ferreira. Por isso contento-me em apresentar o episódio final da barganha.
O director da SIC Notícias duramente atingido por Carrilho guardou para o fim o que julgou ser uma genuína ADM sem avaliar que estas armas de destruição em massa são muito traiçoeiras e podem, se surgem ventos contrários, atingir com a sua mortífera radioactividade o próprio operador. Tal como o vídeo de Manuel Maria Carrilho com Bárbara e o Miguelinho não surtiu o efeito esperado também este "tiro" de Ricardo Costa acabou por lhe atingir o pé.
O jornalista queria expôr à exacção o mau carácter de Carrilho e assim desculpar as partidas que os media ( ou as agências de informação) lhe pregaram e não desistia de lhe atirar à cara e às nossas consciências o episódio assassino, ocorrido em Outubro de 2002, com o então ministro Nuno Morais Sarmento.
Carrilho insurgia-se: que aquilo era o exemplo acabado do jornalismo "policial", "persecutório" e que Ricardo Costa "não tinha emenda" e estava a repetir o golpe traiçoeiro das imagens da SIC Notícias que na campanha eleitoral deram o não aperto de mão sem mostrar as razões que o motivaram.
O caso que Ricardo Costa tentou relatar no meio da algazurrada do fim do programa para evidenciar o suposto mau carácter de Manuel Maria Carrilho, acabou meio chocho e incompleto mas eu, que gosto de guardar coisas, tenho-o [aqui] ainda fresquinho para quem o não tenha então apreciado.

Comments:
_________________________________

Recordo-me de que, à época, o "caso" que Ricardo Costa quis "denunciar" e tu, generosamente, agora retomas, deu muito que falar.
Na minha memória, sintetizei assim: um governante (N.M.Sarmento)quer anular retoricamente um opositor (M.M. Carrilho) afirmando que se trata de alguém que nunca produziu nada que se visse -- um livro, uma ideia. A afirmação, sabemos, não era sustentável. Mas quando um ministro fala, os media ouvem e repetem. Logo, passa a ter alguma verosimilhança. Moralmente é execrável, mas encontramos sempre alguém que relativize o impacto, por apoiar Sarmento ou não ir à bola com Carrilho.
Carrilho respondeu, excedendo-se, como é seu costume. Visou o passado de Sarmento (que não vinha ao caso), não se limitando a ridicularizar a ignorância ministerial. Não lhe bastou apanhar Sarmento em falso e desfazê-lo pela mentira disparatada que dissera. Exagerou. Teve de achincalhá-lo.
Se avaliarmos estes dois actos destes dois políticos, nota-se, além da notória falta de caridade, posturas arcaicas, rebarbativas e trauliteiras.
Deveríamos acrescentar, no entanto, para descanso das nossas almas sequiosas de justiça, que tendo os dois exagerado à farta, um falou verdade e o outro mentiu.
Mas, curiosamente, este critério (quem fala verdade?) parece estar a diluir-se cada vez mais na voragem dos directos e na pressa em anularmos o nosso opositor.
 
Só acho que o MCarrilho ficou a ganhar porque veio confrontar algumas coisas que se conhecem mas ninguem fala (secalhar porque estão envolvidos), e porque como derrotado em algumas coisas mas vencedor noutras, teve a coragem de vir á tv faze-lo. Isso fez dele para mim o vencedor (IH IH), agora o RCosta coitadinho caiu muito parecia mais o director duma qualquer revista rosa fuschia tipo ....bem não é necessario fazer publicidade, doque o director de um canal que quando apareceu queria ser o melhor canal de noticias e ser totalmente independente.
 
De acordo com o comentador que me precede: vencedores, numas coisas, e perdedores, noutras.
Como diz MC, temos de habituar-nos a que a verdade nunca está toda de um lado só.
Apesar de tudo, não terá MC um fraco por Carrilho, enquanto RN não parece, de todo, morrer de amores por ele?
Perdoem-me a insinuação...

Fátima
 
___________________________

Minha cara Fátima,

obrigado pelo seu comentário. Pela minha parte, o que tenho em relação a Carrilho é de facto "fraco". Aprecio o que escreve, muito do que diz, mas desaprovo a tendência que tem para se enfurecer (indigna-se demasiado, para o meu gosto). Nele, o político quase apaga o filósofo e, sempre que isso acontece, a figura pública fica a perder.
 
Pergunto, distraida e inocentemente (apenas porque não sei e não li qualquer referência nos jornais): Costa e Carrilho apertaram as mãos no fim do PeC? Se sim, este é um mundo onde vale tudo.
 
que fácil é esconder o que realmente interessa..
jornalistas a trabalharem no escuro...
para a pt, para a ota...
parece que já desmentiram mas, de facto, é a lusa a fazer a divulgação desses "desmentidos", o que tem uma grande probilidade de que o anúncio das desculpas seja falso....
e, ainda falta um desmentidor:
o "engenheiro" ainda não desmentiu quetem "jornalistas" a trabalhar para a ota......
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?