.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-18

 

Bragança na "Vanguarda"...

... Mas antes houve Alberto João ... Foi este quem primeiro tentou, com aqueles seus modos tão peculiares e "simpáticos" e "linguagem farta", que, recentemente, denominou de "gangs" os empresários madeirenses e que não quer aceitar as regras das incompatibilidades para cargos públicos na Madeira (prefere o "mensalão" eternizado), expulsar os chineses.

Bragança segue-lhe a pista, segundo li na comunicação. Um documento sobre o "perigo amarelo" apela ao boicote às compras nas lojas chinesas.

Para além da questão de fundo, económica e social, que não é resolvida desta forma, esta atitude que parece, de vez em quando, reunir alguns adeptos, sobretudo comerciantes acossados pelo mau estado do seu negócio, é um comportamento da maior e mais requintada xenofobia.

Comments:
Todas as pessoas, cidadãos livres, têm o direito de boicotar ou de apelar ao boicote às lojas "chinesas", ou quaisquer outras.

O que não é admissível é quando essas lojas são tratadas de forma discriminatória pelas autoridades.

Ora, foi precisamente isso que aconteceu recentemente, quando a Inspeção Alimentar resolveu fazer uma inspeção seletiva sobre restaurantes chineses, e propagandeou essa inspeção seletiva na SIC, tendo o cuidado de fazer as coisas por forma a que fosse lançada suspeta pública por sobre a generalidade dos restaurantes chineses, e não apenas sobre aqueles que foram considerados incumpridores.

Isso é que mereceria ser severamente castigado. Os responsáveis pela Inspeção Alimentar que decidiram aquela "gracinha" deveriam ter sido saneados (demitidos). Isso sim, foi grave.

Luís Lavoura
 
Li o seu post e, sem querer, veio-me à memória uma frase de uma amiga:"Os chineses são os judeus do Oriente". Sofia
 
muito para além da eventual xenofobia está a falta de explicações para a liberdade e facilidade com que esses indíviduos se instalam neste rectângulo....
e, um pormenor curioso:
quando se fala de imigrantes ilegais, nunca aparecem dessa nacionalidade....
 
Sofia, os judeus do Oriente são os gujaratis, isto é, os naturais do Estado de Gujarat, no noroeste da Índia. (Gandhi era gujarati.) Os gujaratis têm na Índia exatamente a fama de que os judeus gozavam na Europa.

Luís Lavoura
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?