.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-22

 

Sinfonia para dois Guy(s)


Um é negro; o outro não...


É muito difícil resistir à tentação de brincar com a entrevista da BBC de há uma semana, em que Guy Goma, foi confundido com Guy Kewney, no programa News 24. (Ver História e Vídeo aqui).

Tentando passar ao lado dos chistes mais óbvios, já explorados à saciedade, deixem-me tomar um ângulo diferente.

Primeiro, correu o rumor que Guy Goma, congolês, era taxista. Se assim fosse, era mais fácil contrastá-lo com Guy Kewney, especialista em direito comercial e editor do site Newswireless.net. Um negro, o outro branco; um altamente qualificado, o outro com uma profissão comum. Essa vontade de contrastar, além de dar muito jeito para (re)narrar a história, mantém os tiques mais arcaicos do imaginário conservador, o que parece constituir uma espécie de lubrificante para fazer correr a mensagem.

Depois, descobriu-se que Guy Goma, congolês, não era taxista. Um OOOOH! de decepção ecoou por todo o lado. Goma tem formação superior e, assim sendo, já não se pode ridicularizar tanto a BBC…

Moral da história: o bom jornalismo não se pode deixar substituir pelos caprichos narrativos de quaisquer comunidades informacionais. Há algumas regras e princípios deontológicos que continuam a fazer diferença.

Por outro lado, confirma-se a vantagem da informação escrita.
A vertigem do directo é má conselheira do intelecto.

Comments:
Ao que isto chegou! "Agora" até já o SPAM (mini) chega aqui.

Sobre o seu poste, a minha pergunta é a seguinte:

Quantas vezes já aconteceram casos semelhantes em estações de televisão portuguesas?

Sabe?

Não?

Então pergunte ao Nuno Rogeiro...

Fátima
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?