2006-06-26
Alkatiri Demitiu-se
... E acho que agiu bem. Subiu na minha consideração como Homem e Estadista, pela informação que acumulei a seu respeito até á data. Como já várias vezes aqui disse, cometeu muitos erros, sobretudo no domínio das diversas relações que tinha de gerir, enquanto primeiro ministro de Timor.
Alvo de grande pressão, interna e externa, optou por dar margem a Xanana e à própria Fretilin.
Acima de tudo, é uma atitude de patriotismo. Olhou mais para a "questão" momentânea do País, artificialmente criada por muitos actores internos e externos, entre eles, o Presidente Xanana.
Foi-lhe criada uma situação complexa. Alkatiri sai.
Tenho dúvidas de que se estejam a reunir as condições para uma saida sustentada da crise e para a sobrevivência de Timor-País.
Em minha opinião, Xanana, entre vários fogos, não sabe bem o que anda a fazer e, neste contexto, haverá um aproveitamento interno e externo daquele lobi do petróleo que é quem manobra tudo. Xanana está a ser pressionado e o meu feeling é o de que vai cair no sentido oposto ao dos interesses do povo que agora o sustenta, pelo menos, é o que transparece.
Timor será, no futuro um case - study político. Infelizmente, não pode ser analisado, assim, tão friamente, porque há povo sem condições mínimas de vida e a ser manipulado contra os seus interesses.