.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-06-22

 

Dias dramáticos em Timor Leste

Ao drama que se vive em Timor, esta carta do Presidente Xanana Gusmão a anunciar a sua decisão de demitir o Primeiro Ministro Mari Alkatiri, com base num programa da TV australiana não ajuda a prestigiar as instituições.



Do [DN 2006-06-22]:

"O hipotético afastamento de Mari Alkatiri é, para as autoridades portuguesas, a confirmação de que esteve em curso um golpe institucional com o patrocínio do Governo australiano - e com o apoio do Presidente da República, Xanana Gusmão, e do ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Ramos-Horta. Recorde-se que a Austrália está contra o modelo institucional timorense, feito sob influência portuguesa. O Governo australiano considera que nem a Constituição nem o sistema de justiça timorenses são os correctos e, em sede da ONU, já propuseram a sua alteração."


Comments:
A História propriamente dita fica com um acontecimento inédito para retratar mais tarde. (No History Channel talvez!) Ainda bem para a democracia timorense que há televisão hoje em dia e programas de informação senão...

Quanto aos Australianos, fico a pensar que se o "Mar" de Timor tivesse Laranjeiras em vez de Petroleo, nem sabiam quem era o Presidente Xanana.
 
O texto do Diário de Notícias não especifica porque é que a Austrália não gosta do modelo institucional timorense, nem que alterações gostaria que houvesse nesse modelo. Também não especifica em que é que o modelo timorense foi "feito sob a influência portuguesa". Esse texto do Diário de Notícias pode estar correto, mas não contem justificações claras para aquilo que afirma.

Luís Lavoura
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?