.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-06-06

 

Nova versão da "Lei do tabaco"

Não sou fumador nem fundamentalista.

Mas esta, da nova versão da "lei do tabaco" (à discussão durante um mês) não responsabilizar os donos dos estabelecimentos onde não é permitido fumar, muito francamente não me convence.

Passar para o cliente a multa se fôr apanhado a fumar, é uma porta aberta para que mais ou menos se vá permitindo fumar, é "uma transigência algo encapotada" com o princípio da proibição do fumo nos locais de turismo e restauração, com eventuais efeitos nefastos porque pode originar algumas animosidades e inconveniências (esperemos poucas) entre clientes, entre clientes e proprietários...

Não sou adepto desta solução. Manter ficticiamente a proibição é tipicamente português.

Era preferível, mais educativa e organizada uma legislação clara optando por estabelecimento com ou sem fumo. É uma prática existente em países como Espanha. Ninguém entra ao engano.

Continuo a achar de muito mau gosto, como já aqui escrevi a propósito da primeira versão, alguns dos dizeres e símbolos que vão figurar nos maços de tabaco.

Acho muito positiva a introdução da prevenção do tabagismo nos curriculos escolares.


Comments:
Continuo a achar qua deveriam possibilitar o direito de escolha:
Locais aderentes ou Não!
 
1) Penalizar apenas o cliente que fuma é o mesmo que não penalizar. Porque demora a chamar a polícia e, no entretanto, o cliente prevaricador acabou o seu cigarro.

2) Não concordo com passar para a escola com deveres educativos que devem ser dos pais. A escola serve para insttruir, não para educar.

3) Distinguir entre estabelecimentos com e sem fumo é solução que só vale para grandes cidades em dias úteis. Aos domingos, ou em pequenas vilas, há tão poucos estabelecimentos abertos que, na prática, ser-se-ia obrigado a ir a estabelecimentos com fumo. O que é inaceitável.

4) Os dizeres e fotografias nos maços de tabaco são, efetivamente, de muito mau gosto.

Luís Lavoura
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?