.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-06-22

 

TIMOR: da Confusão à Precipitação

Até ontem, reinava a grande confusão em Timor, com vários indícios de que interesses escusos manipulavam as coisas. Informação e contra informação eram "o pão nosso" de cada dia. Uma simples visita aos jornais portugueses e dava ... para se ver.

Desde ontem, reina a grande precipitação com a manifestação de vontade pública de Xanana em demitir Alkatiri . Que havia vontade, era evidente. Mas pensava eu que Xanana não iria trilhar esse caminho.

Não vou pelo caminho da constituição timorense permitir ou não esta posição de Xanana. Aí não sei.

Acho é que o Estado timorense está em crise profunda e correrá ainda maiores dificuldades se esta solução avançar: não sei mesmo se não se precipitará para uma situação de "Estado comatoso".

Respostas? Culpados?
Muitas dúvidas. Mas também muitas certezas. Erros evidentes houve muitos e de todos os lados.

Aquele político de que menos gosto (nunca gostei, nem nos períodos áureos) Ramos Horta mostrou-se de um oportunismo galopante, como aliás é seu timbre, a oferecer-se para tudo: candidato a substituir Xanana a quando das eleições à presidência; era (é) candidato a substituir Alkatiri; enfim, só não se candidata a substituir os australianos. O presidente Xanana também não se tem portado bem "nesta guerra" com as forças de segurança, resolve não resolve e tudo se ia arrastando e, lá por casa, nada ajuda: a alimentação da contra informação funciona mesmo. Alkatiri tem uma situação complicada, fez erros sobretudo de pouca mestria. Um braço de ferro com a igreja há tempos atrás, agora alguma confusão com Rogério Lobato, erros na relação com as forças de segurança, também dificultados pela actuação do Presidente.

Tudo muito complexo. Mas se não houver um esforço para algum entendimento entre as diversas instiuições e pessoas, a situação será pior e pode questionar-se onde ficará o poder democrático? Nos militares estrangeiros?

Há uma pressão forte do exterior no sentido da decisão de Xanana. Mas poderá ser um começo complexo de uma situação pouco controlável.

Ponderação é o que se precisa. Não há dúvidas, o petróleo transtorna muito as mentes. É muito dinheiro...em jogo.

Comments:
Aquilo está em polvorosa. Petróleo, fome, desemprego,desentendimento entre órgãos de Estado. Está o Estado de pantanas.
O Xanana fundamentou a demissão do 1º M num programa de TV australiano? Parece a guerra do Solnado. Seria para rir se a coisa nõ fosse dramática para aquela gente. Quanto ao Alkatire cometeu erros e pôs-se a jeito. Horta deve estar a ferecer-se para quÊ agora?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?