.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-06-08

 

Uma bofetada que vale uma entrevista

Num ambiente de fundadas suspeitas de maus tratos a crianças na Casa do Gaiato um jornalista da Lusa entrevistou hoje o seu director-geral, padre Acílio Fernandes. Quando dava o jornalista, assim, oportunidade a uma exposição menos negra da realidade eis que o director enquanto explicava a falta de fundamento das públicas acusações deu uma chapada a uma criança de cinco anos que teimava em se aproximar. O acto e as circunstâncias não podiam ser mais eloquentes. E valeu a entrevista.

As explicações que o director-geral deu a seguir provaram que nem se apercebeu do que fazia. E é lícito imaginar que se as coisas são assim na cúpula o que não serão nas "bases" longe dos olhares exteriores.

Inspecções do Estado à Casa do Gaiato nos últimos anos, na sequência de denúncias de espancamentos e castigos intoleráveis revelaram que a instituição fundada na década de quarenta pelo Padre Américo para o apoio e a protecção de crianças abandonadas se transformara num depósito de crianças e jovens condenados a um regime de violências físicas e psicológicas e à exploração do seu trabalho.

Os processos relativos à Casa do Gaiato são mais de uma dezena (a maior parte deles arquivados), entretanto foi proibida de receber mais crianças e vários responsáveis correm o risco de graves penas de prisão.
A protecção que o Estado dá às crianças desvalidas ficou claro com o caso Casa Pia. A protecção de uma instituição da Igreja também não é exemplar.

Comments:
De facto, a Igreja vai assobiando enquanto não se passa mais nada...
 
Isto é o género de informação tendenciosa. Se a Casa do Gaiato pertencesse a uma fundação do PS se calhar até achava a bofetada muito disciplinadora.
Viriato
 
____________________________

Parabéns pela citação de hoje (sábado, 10 de Junho) na antologia dos blogues do DN. Já não era sem tempo. Um abraço
 
"Ora toma, que já almoçaste!", terá dito o padre, e assim se poupa uma refeição...
 
Posso não ter aproveitado tudo o que me deram na minha educação mas de uma coisa estou certo as chapadas não levam a lado nenhum a não ser as faladas.
Da igreja não espero nada desde muito cedo.
E ao Viriato secalhar é melhor candidatares-te ao cc daquele que é o mais antigo partido do país IHIHIHI
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?