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2006-07-15

 

A "defesa" do consumidor

... ou com maior objectividade a não defesa e complicação da vida do consumidor e certos paliativos enganadores que nos tentam impingir, como a declaração amigável.

Tomei conhecimento da seguinte situação: Duas pessoas tiveram um acidente de carro, ou seja, uma bateu na outra por detrás, na A5 mais concretamente. Fazem declaração amigável.

Como o acidente teve danos materiais muito avultados, felizmente não pessoais e atendendo a que chegou a Brisa de imediato e fez remover um dos carros para a berma (o outro ficou imobilizado na berma com o acidente) pois a sua localização estava a criar perigo para os automobilistas, sucede que a pessoa que bateu ficou com o carro estacionado à frente.

A Brigada de trânsito da GNR passado algum tempo chegou para tomar conta da ocorrência e no relatório descreveu a situação do estacionamento resultante das indicações da Brisa.

Esta situação suspendeu temporariamente á posteriori "o resultado" do acidente em termos de atribuição de culpa com graves prejuizos para a pessoa que foi abalroada, pois passado mais de um mês não tem a situação resolvida, apesar da boa colaboração entre os donos dos carros envolvidos.

A companhia de seguros da carro que bateu já deu ordens e o carro já está reparado e a outra continus à espera.

Pergunta-se estes senhores dos seguros podem continuar assim impunes e a fazer o que bem querem?

Ou só se despacham quando lhes aparece uma pessoa altamente conhecida e sobretudo influente ou então uma grande empresa.

O cidadão anónimo, esse está sempre "lixado", quando não "linchado".

Infelizmente não há defesa do consumidor que nos valha. Não há nenhum "simplex" para os seguros?

Comments:
É o normal: (i) a Brisa resolve o seu problema sem se chatear nem gastar meios para controlar o trânsito; (ii) a GNR tb resolve o seu problema despachando o relatoriozito da praxe; (iii) a comp seguros tenta resolver o seu probl não pagando ou pagando o mínimo o + tarde possível; (iv) o mexillão lixa-se.
 
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