.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-07-14

 

"Incêndios de verão"

Vasco Pulido Valente conta hoje, no Público, a tragédia que o assola. Herdou um pinhal donde não retira um cêntimo de rendimento e onde se vê na contingência de gastar o dinheiro que ganha (como jornalista, escritor, historiador, digo eu) para o manter limpo e menos propício a incêndios.
Como eu o compreendo! Em situação idêntica, no que diz respeito ao pinhal, não sei que faça. Eu que não sou jornalista, escritor ou historiador não sei se peça dinheiro ao banco se reze a Nossa Senhora.

Comments:
________________________________

...e isso enquanto esses «direitos adquiridos» (de propriedade) não forem postos em causa por uma actualizada lei das sesmarias. Os liberais seriam incapazes de uma coisa dessas, é claro. Agora os neo-liberais, -- nunca se sabe!
Porque é que será que o VPV, apesar de estar nitidamente a perder dinheiro com a propriedade, não a vende?
Que mistério!...
 
VPV poderia vender o pinhal que lhe faz perder dinheiro... se houvesse quem lho comprasse. O problema é que aquele pinhal provavelmente só daria perda a qualquer outra pessoa, e por isso ninguém lho quererá comprar.

A salvação de VPC seria se esse pinhal tivesse alguma possibilidade de construção. Só nesse caso ele adquiriria algum valor.

Para os rendimentos que VPV certamente aufere, manter o pinhal limpo não custará, certamente, grande coisa. Talvez 50 contos por hectare e por ano, calculo.

Mas, para muita outa gente, essa quantia é incomportável.

A "tragédia" de VPV é a tragédia deste país. É por isso que ele arde. Porque limpar os pinhais fica incomportavelmente caro para os seus proprietários.

Luís Lavoura
 
subscrevo o comentador anterior, Luis Lavoura.
 
Uma principal causa dos incendios é a eucaliptização do país desde a décad 60, agravada pelo Sr. Barreto das celuloses nos idos do Sr. Cavaco.
Com a Política Agricola Comum, o definhamento da Agricultura tal qual a tinhamos, o anterior abandono pra França e mais recentemente Suíssa, a não necessidade de matéria orgânica para a agricultura..... tudo isto leva a não ser, de todo, rentável a limpeza da floresta.
Enquanto não se encontrar uma forma rentável de limpar as matas, a começar pelas do estado,isto é, a dar dinheiro o sub produto resultado da limpeza, os fogos cada vez serão mais e maiores.
Mais prevenção, mais matéria organica, mais dificil controlar o fogo...... não há planeamento florestal que resista.
Desculpem a minha sinceridade.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?