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2006-07-21

 

O País do TUDO

Isto vem a propósito da simples aquisição do selo do carro.

O Ministério das Finanças embandeirou em arco, como se costuma dizer, esquecendo-se do País real. E o selo por uma "grande" decisão passou por um simples despacho ("revolucionário", certamente, no top europeu) a ser predominantemente adquirido via NET. Quem não o adquirir desta forma é, no mínimo, tido por analfabeto.

Bem, as Finanças puseram o pé na poça não pelo facto de abrirem a alternativa via NET, mas por esqueceram que no país há duas dinâmicas e duas posturas, umaa questão geracional, contra a qual nada a fazer, a não ser trabalhar sobre esta realidade no sentido de a mudar.

Excelente a iniciativa de abrir novas frentes de modernidade, mas atenção à lucidez no seu doseamento.

Claramente, esta dose de equilíbrio falhou. E, no dia de hoje, segundo os jornais, temos um milhão de selos em falta. Isto redunda tudo numa falta de senso ou de bom senso. E esta carência de bom senso estende-se a muitos outros domínios.

Comments:
Estamos perante um governo com vontade, mas sem traquejo e, por isso, frequentemente enrolado.
 
E que tal um funcionário das finanças que leva quase meia hora a introduzir o nome, contribuinte, morada, marca do carro, matrícula, etc.

Asim não há plano tecnológico que resista!
 
Foi um completo flop.

De uma vez que estive nas finanças por outro motivo, vi os funcionários que, em vez de, como no passado, venderem um selo ao cliente, coisa que lhes demorava 3 minutos, estavam a preencher na internet os dados pelo cliente, demorando o dobro do tempo.

Quando mais tarde pretendi eu mesmo comprar o selo, o funcionário disse-me que estava sem ligação à internet, ou que a ligação estava muito lenta, e disse-me que fosse comprar o selo a uma papelaria próxima. "É muito prático", disse-me, e de facto era. É muito mais rápido comprar o selo do carro numa qualquer papelaria, do que tentar fazê-lo pela internet.

Ou seja: complicaram o que era simples, tornaram demorado o que era rápido. Vantagens para o cidadão: zero.

Burros!!!!!!

Luís Lavoura
 
A tecnologia é boa, o problema é todo o sistema que está à volta dela. Eu pedi o selo e paguei-o logo nos primeiros dias, mas só o recebi mais de um mês depois (há dois dias).
E o sistema também não é nada perfeito. Duas semanas depois de pagar, uma página no sítio das Declarações dizia que estava pago e outra dizia que ainda estava à espera da "boa cobrança". Telefonei para lá e eles disseram que isso era um "erro do sistema".
Curiosamente, já tenho o selo, mas o sítio das Declarações diz que o selo ainda está em emissão e nem tem data de emissão...
 
mas será que ninguém percebe que a ideia é resolver os problemas de trânsito nas cidades ?!
 
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