.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-07-06

 

Os sequestros da CIA e a honra das nações

A polícia italiana prendeu ontem dois altos responsáveis da contra-espionagem um dos quais, Marco Mancini, é considerado o número dois da secreta militar italiana, por cumplicidade com quatro norte-americanos no rapto de um egípcio que a CIA, nos famigerados voos "secretos" levou ilegalmente de Roma para Alemanha e depois para o Egipto onde foi interrogado, torturado e que agora denunciou o caso.
É mais um caso do relatório do Conselho da Europa relativo às actividades ilegais da CIA em 14 países europeus com a cumplicidade ou vista grossa de vários (ou todos?) dos seus governos.
Enquanto Berlusconi se recusou a exigir a extradição dos americanos talvez agora com Prodi ela avance.
Portugal, quanto aos voos, transporte e sequestro da CIA no nosso país, não viu nada, como se sabe, apesar do "anti-americano" e "esquerdista" Freitas do Amaral.
Portugal é dos países europeus aquele que sempre se pautou, desde que somos uma democracia, por falta de dignidade perante a grande potência que é os EUA.
Não se exigem atitudes irresponsáveis, quixotestas ou insustentáveis face ao Império. Mas um mínimo de honra. Já nem falo na França de De Gaule. Qualquer outro país europeu a começar pela Espanha não se rebaixa como nós. Comportamo-nos como os altos dignitários da corte da Pérsia perante o imperador Dario ou Artaxerxes. Arrojavam-se aos seus pés. Deitados no chão, pernas e braços estendidos. Só emparceiramos com os ex-satélites da União Soviética cuja ambição é tornarem-se satélites de Washington.
Nem sequer ganhamos em esmolas o que perdemos em dignidade e consideração. Os próprios EUA devem desprezar-nos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?