.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-08-07

 

A desumanização da política (3)



Sessão do Parlamento Palestiniano em Março passado




A fazer fé na notícia do DN de hoje (pág. 11, na esquerda baixa, e sem link disponível na edição electrónica) a tropa israelita prendeu, na noite de sábado passado, em Ramallah, o Presidente do Parlamento Palestiniano.

O edificante gesto de boa fé democrática quase passou despercebido no rodopio de notícias sobre a guerra do Líbano. Nas masmorras, Aziz Dawik, faz companhia a cinco dúzias de ministros e deputados do Hamas presos no final de Junho.

Convém ter presente que o Hamas ganhou as eleições em Janeiro, e Aziz Dawik foi eleito para a Presidência do Parlamento em Março. Os radicais do Hamas preparavam-se para o “incómodo” das limitações institucionais que o exercício do poder de Estado comporta. Mas Israel preferiu prendê-los.

Se não quer tentar o jogo democrático e continua a prender e a humilhar os representantes eleitos dos palestinianos (os mais e os menos radicais), em frontal violação do Direito Internacional, Israel está a dar um claro sinal de que só está disposto (pelo menos até agora) ao confronto.

Esse empobrecimento e desumanização da política adiam para as calendas qualquer solução pacífica do conflito.

Comments:
Israel está no sprint final de assalto ao pódio do poder!
Com um pouco de sorte serão Desclassificados como o Cândido Barbosa por trajectória irregular!
 
_____________________________

Sugiro a leitura do artigo de Álvaro de Vasconcelos no PÚBLICO de hoje (8/08/2006). "Uma força europeia para quê?" é o título.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?