.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-08-25

 

A desumanização da política (5)


"Agora, telefonamos primeiro!"



Israel bombardeia quotidianamente o território palestiniano da Faixa de Gaza. Os media ocidentais acabaram por banalizar este tipo de ocorrências. Nota-se na forma como tratam as notícias, secundarizando-as ou omitindo-as pura e simplesmente. Porém, nos últimos meses -- sobretudo após a última invasão do Líbano -- emergiu um novo aspecto a que já consagrámos um poste (ver “Uma chamada para Omar”). O Serviço de Relações Públicas do Estado Maior Israelita telefona aos residentes, avisando-os de que vai um míssil a caminho.

A RTP-1, inseriu uma informação semelhante no noticiário da hora do almoço. O teor era mais ou menos o mesmo do desta notícia do DD (ver “Nove feridos em dois ataques israelitas na Faixa de Gaza”), que esta tarde já tinha sido remetida para o “arquivo” quotidiano.

Este é um dos aspectos mais perversos da guerra. Acusados de insensibilidade humanitária, as tropas israelitas prosseguem a destruição sistemática de bairros inteiros, avisando, com uma série de telefonemas tão certeiros quanto os obuses, que os mísseis vão a caminho.

Poder-se-ia imaginar algo mais humanitário?

Talvez o envio, em vectores separados, de um cheque-viagem ou de um convite para um chá em Telavive.

É que, apesar da generosidade judaica, as pessoas ficam sem casa. Às vezes, não terão sequer tempo para retirar o recheio.

Um pouco mais de empenhamento psico-social não ficaria mal ao humanitarismo hebraico…

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?