.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-08-28

 

O Nariz do Mundo


Quem estiver em Cabeceiras de Basto, bem dentro do Minho e seguir para a extremidade norte do concelho pode muito bem, por estradinhas que poupam terreno, chegar a Moscoso sem se enganar, nas faldas da serra da Cabreira, por paisagens que alargam a vista e limpam a alma.
No posto de turismo da simpática vila, sede do concelho (ou será cidade? Como se sabe, terra com mais de 2000 habitantes reivindica o título) o jovem que me atendeu recomendou olhe, para comer é ali, no Nariz do Mundo, em Moscoso.
O Senhor João não deixa o posto de turismo ficar mal. O prato forte é o dos costeletões de novilho grelhados no carvão, servidos em fartura, numa travessa-quase-alguidar, com um arroz a preceito e o ex-libris da casa, um segredo impenetrável, feijão preto com um molho divino que me pareceu levar abóbora, de comer, comer e comer.
A comida é até fartar e com fruta, doce e café são dez euros por cabeça.
O Sr. João está orgulhoso do seu restaurante. Já cá esteve gente muito importante.
- Olhe, o deputado da Europa António Vitorino, o professor Herman Saraiva e outros que já nem me lembro.
Quando veio da Suíça montou uma lojinha. Depois foi crescendo e agora é o que se vê. - Sabe! Vim quando devia ter partido. É que emigrei aos 15 anos e voltei quando tinha vinte.
Nariz do Mundo é o nome daquela ponta da serra e que melhor nome havia para o restaurante senão esse!?. Dali, do alto, vê-se o país e ouvem-se os chocalhos das vacas que pastoreiam, mansas, mesmo junto a nós a dar a sua contribuição para o turismo.
Nota: na primeira versão do post o nome do restaurante estava trocado pelo da aldeia. A emenda sugeriu-me a mudança do título.
Comments:
Abençoado Portugal!
Se tiverem curiosidade mesmo, visitem toda a zona das Terras de Basto: Mondim, Celorico desde as Fisgas do Ermelo à Senhora da Graça ou o serpentear do Tâmega, é uma zona rica em Portugalidade!
Procurem pela antiga estação CF de Mondim e tirem umas fotos ao Tâmega, é soberbo!
 
Esse restaurente não é assustadoramente claustrofóbico?
 
Este restaurante é bom para se ir comer e passear, por experiência in loco.
 
Na semana que passei andei precisamente por Terras de Basto e também fiquei deslumbrada com o que Netwalker diz.
Acrescento Amarante como porta de entrada,uma subida a S. Leonardo de Galafura tão poeticamente apresentado por Miguel Torga, uma passagem por Tarouca e Ucanha com a sua original ponte e ainda uma visita ao interior e jardins do Solar de Mateus.
Abençoado Portugal do interior!
 
ainda bem que estavas fechado no 14 de Agosto. Pedro "O Grande" fica agradecido...
Já agora, as putas das moscas são insuportáveis, ainda por cima no nariz.
A paisagem é bonita sim senhor (não se esqueçam que estamos nas bordas de Trás-os-montes), a chanfana é razoável, o vinho da casa, diga-se a verdade, não vale a ponta dum corno. Realmente o grande trunfo é o barulho dos chocalhos das vacas Barrosãs!
 
Os meus parabéns! Fui e gostei muito. Continuem assim e não se importem com os detractores invejosos.
 
Olá. Somos duas jovens de Cabeceiras de Basto e já tivemos o prazer de apreciar a gastronomia do restaurante e queremos dar os nossos parabéns em geral pela comida e em particular pelo bolo de mel que é uma delícia... O restaurante tem também umas vistas espectaculares.
 
Olá "duas jovens de Cabeceiras de Basto". Obrigado pela visita. Fica o Puxa Palavra à vossa disposição.
 
amanhã estarei no nariz.. passarei por cá tambem para opinar!!
 
MINHA OPINIÃO:

http://jcnunes.blogspot.com/2007/02/nariz-do-mundo-restaurante.html

FOTOS:

http://jcnunes.blogspot.com/2007/02/nariz-do-mundo-fotos.html
 
o melhor dos restaurantes caseiros que comi até hoje, divinal não há palavras que descrevam o prazer de aí comer, obrigado por ter um restaurante tão bom e hoje mais uma vez aí estarei.
 
o melhor dos restaurantes caseiros que comi até hoje, divinal não há palavras que descrevam o prazer de aí comer, obrigado por ter um restaurante tão bom e hoje mais uma vez aí estarei.
 
ola
 
ontem estive lá. eu os os meus colegas cicloturistas.. opós a subida da serra em bicicleta , bem custosa diga-se, foi vez do banho na piscina da zona - o tamque -(diz-se que è onde as cabras tomam banho....). finalizamos à mesa onde o sr.Joao serviu um bacalhau com batata a murro..e uns costeletoes de novilho.. recomendo vivamente...
 
Sortudos! Também já tenho saudades de um passeio por essas belas paisagens e de um ainda mais belo almoço servido pelo Sr. João.
 
Este sábado estive no nariz do mundo, e para mim não foi nenhuma novidade, porque já tinha lá estado. Mas o meu namorado adorou! A comida é excelente, o vinho é bom, a decoração do restaurante é regional. Para o próximo fim semana, já devemos estar lá outra vez, mas ficaremos s dormir por lá, o que é o mais aconselhável a todos. Os empregados não podem ver uma garrafa vinho em cima da mesa, que trocam logo por outra cheia. Da próxima vez vamos directos do restaurante para a cama curar a bebedeira :-)))

Aconselho este restaurante a quem gosta de boa comida e de beber uns canecos.
 
ESTE SIM E O MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO BASTA DIZER K E DO MEU PRIMO UM BEIJAO DA CARINA DE TONINHA
 
Quem for amante de boa comida, paisagens 100% naturais e de gente humilde mas muito acolhedora, de certeza que não pode passar sem visitar esta zona, estive la ontem pela 1ª depois de efectuar uma caminhada por paisagens únicas e soberbas, nada como acabar neste restaurante para retemperar forças, recomendo vivamente, alem de que o preço único de 10 euros por cabeça é acessível a todas as bolsas,recomendo 100% lamento aqui é o uso publico neste blog daquilo que eu chamo linguagem de taberna refiro-me ao senhor,desculpem que ate lhe chamei senhor (foi por engano) o "condestavel" que aqui citou as "putas das moscas" e cita ainda que o vinho "nao vale a ponta dum corno" caro senhor deve ser porque esta habituado a beber água pessoalmente para mim e razoável já bebi melhor, já bebi pior,mas nunca bebi foi a "ponta dum corno" deve ser marca nova, bebi e recomendo, quanto as moscas desconheço se ente elas tambem exite prostituição "putas" não sei se o serão pois não não vi pelo caminho nenhum bordel de moscas, Mas diz a sabedoria popular que as moscas são sempre atraídas pela merda, fica aqui o recado para quem trata tão mal o português publicamente e já que gostou tanto de ouvir os chocalhos das vacas recomendo o uso pessoal dum para que fique assim a ser mais conhecido pessoalmente. Os Portugueses ainda com alguma educação agradecem-lhe pena só hoje ter descoberto este blog mas mais vale tarde do que nunca.
 
adorei ............dos melhores.......vale a pena os km vou voltar de certeza...........
 
foi sem querer
era para outro restaurante
 
eu ja comi o cu da cabra
era muito bom
 
e o do cabrito era melhor
pelo menos foi o que o renato
disse
 
fvghv
 
o renato JA CHEGOU
E O SERGIO TAMBEM
 
o paulo esta borrachão
 
e o renato tambem
 
O Paulo queria ir ai no dia 01 de
DEZEMBRO mas já não tem lugar para
comer, que grande merda pá....

ele queria comer o cu da cabra....

ouviu dizer que era bom
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
os patro~es do nariz do mundo são uma merda so pensão neles e no dinheiro nunca nos direitos dos funcionarios
 
os patro~es do nariz do mundo são uma merda so pensão neles e no dinheiro nunca nos direitos dos funcionarios
 
o nariz do mundo pode ser o restairante melhor do mundo mas os coitados daqueles funcionarios nunca recebem os seus direito de trabalhadores os patro~es são taõ finos que pensão que não existem direitos,mas os trabalhadores tem direitos e deveres.aqueles pobres coitados com está crise não conseguem outra coisa e estão ali escravos daqueles insuretos.
 
so tenho pena que os sindicatos dos trabalhadores não estejam atentos a estás coisas que investigam e o patrão com a mania que tem dinheiro que pode quer e manda em moscoso e em tudo podia ser que acabã-se assim as pessoas tivessem os seus direitos
 
Visitei ontem,Sábado 14 de Novembro,mais uma vez o restaurante "O NARIZ DO MUNDO"!
Confesso que a desilusão foi total.Grupo de 7 amigos de Viana,fizemos 300 quilómetros(ida e volta),tentamos telefonar para o
telemóvel e telefone fixo,mas,nada,literalmente ninguém atende,mesmo assim decidimos por-nos a caminho,à chegado foi falar com o SR João, que me respondeu que podia-mos ir por onde viemos porque hoje não há nada para ninguém.Ora,não julgo que esta seja uma resposta correta para uma pessoa que tem uma porta aberta e olha as pessoas de cima para baixo,mais um pouco de humildade e educação só ficava a ganhar.
Abraço,
João Dias
 
Já deviam saber que ao Nariz do Mundo, não se pode ir sem fazer marcação prévia. Se o senhor João tinha a casa a abarrotar de gente, não podia fazer milagres. Podia era ter dito isso de uma forma mais soft.
 
para mim o melhor restaurante,patrao e funcionarios do melhor que ha,um abraço amigo andre silva de guimaraes
 
ola eu ja frequentei e acho que o nariz do mundo perde muito com aquela patroa e aquele patrao so querem e dinheiro e não pensão naqueles empregados que trabalham como pretos para nunca serem reconhecidos
 
eles tem filhos por isso pode ser que o que eles estão a fazer os filhos dos outros que persizam de trabalhar o fazam ao deles um dia e secalhar já não nvão gostar mas deus e grande
 
O NARIZ DO MUNDO, DEIXA A DESEJAR.....
13 Fev 2011
Tenho pena‎‎ Ontem fui almoçar ao naris do mundo ,com a expectativa de encontrar o que a públicidade me recomendava, fiquei contente e triste, contente pois a paisagem é maravilhosa, o ar é excepcional e o sol estava lindo, triste, porque encontrei uma casa que é procurada por excursões, não tenho nada contra este tipo de clientes, mas tudo é servido e vivido dentro de um confusão extrema, e sem o minimo de condições para este tipo de serviço enfim 1 vez e chega, para não falar ,na falta de condições a nivel de instalações, salas sem janelas e com falta de luz o pormenor mais engraçado é que não tem sopa, e o pão tinha esgotado, tudo isto á 12,45 h, o Sr João é uma pessoa que encaixa bem as reclamações, mas vê se bem que a conta bancaria ja não se sente com obrigações, +e um pequeno áparte de quem vai a pensar que encontra uma coisa e sai-lhe outra completamente diferente, aviso esta casa não tem condições para servir quem quer fazer uma refeição descansada, e trocr impressões com quem o acompanha.tenho pena, pois os atigos servidos são bons, mas o resto é do pior....
 
Viva o Sr João e família,pessoas humildes e amigos de todos.Mais palavras para quê?Só quem frequenta o "NARIZ" é que reconhece a amizade sincera e a boa disposição que de lá se trás e no meu caso voltar sempre que possa para passar um fim de semana cheio de boa disposição.
 
GOSTO DO AMBIENTE E DA COMIDA.
ARRANJANDO UM GRUPO DE 50 PESSOAS QUANTO E A MINHA COMISSÃO?
 
Depois de teremos feito uma reserva com um mês de antecedência, ao chegar encontramos um barraco repleto de gente num ambiente improvisado onde as mesas e os bancos eram tábuas colocadas de forma grosseira. A nossa mesa ficava num canto escuro onde mal se via o que estávamos a comer e nem conseguíamos movimentar-nos. O vinho, que já se encontrava em cima da mesa, já estava aberto. Quando interrogamos a funcionaria acerca dessa questão ela mostrou se indignada e ainda gozou connosco. Imediatamente, sem se quer nos perguntar se queríamos as entradas que estavam combinadas na reserva, colocaram UM prato com cozido para 7 pessoas que para além de estar frio continha na sua maioria pernil e unhas de porco!!!!
O serviço deste " restaurante" é péssimo, a higiene nem se fala! É inadmissível nos tempos que estamos. Pagamos mais que o valor acertado, não nos deram factura nem talão de caixa. Onde andam as nossas entidades de fiscalização??????
Regional não é sinonimo de falta de higiene e condições!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?