.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-08-29

 

Política local, versão francesa

Não é só em Portugal que o poder local dá que falar: por aqui assistimos incrédulos ao retorno de Alain Jupé. Antigo responsável financeiro da câmara municipal de Paris no tempo de Chirac, primeiro-ministro no primeiro mandato de Chirac, Jupé foi condenado a 18 meses de prisão com pena suspensa e um ano de inelegibilidade há cerca de um ano, nessa altura foi obrigado a demitir-se da presidência da câmara municipal de Bordeaux. Apesar das manobras do ministro da justiça da altura que ordenou ao ministério público que desistisse das acusações mais graves a justiça condenou Jupé por ter feito pagar salários da câmara de Paris a pessoas que trabalhavam para o partido de Chirac.

Ontem os eleitos da maioria UMP da câmara de Bordeaux demitiram-se em bloco o que desencadeia automaticamente eleições antecipadas onde Jupé será o candidato da maioria. Muito provavelmente Jupé será eleito, o que muito contribuirá para desacreditar ainda mais a política em França. Sobre este assunto podem ler o artigo do Libération aqui.
Comments:
...J' ose croire que les électeurs Bordelais se révolteront, sinon c' est la porte ouverte à tous les futurs abus !
Entre outras reacções espero que esta traduza bem o que se poderá passar: Ou os eleitores se revoltam ou as consequências podem ser desastrosas para a politica.
 
Os eleitores não se vão revoltar.
Com a injecção de propaganda, publicidade e marketing devidamente organizados por milhões de euros para contratar profissionais da manipulação vão votar feitos carneiros no Jupé.
 
Comentários, há aí?
Tou com fome!
 
Ce n'est pas possible!
Il faut que les électeurs se révoltent!
Électeurs de toute la France, unissez-vous, aidez les Bordelais!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?