.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-27

 

Competitividade em Portugal baixa

Foi ontem publicado pelo Forum Económico Mundial o relatório anual sobre a competitividade entre países. Este índice global (um agregado de muitos indicadores, uns de natureza quantitativa, outros qualitativos) é, pelo menos, um dos mais usados na medida de desempenho da competitividade relativa.

Portugal no relatório de 2005 foi classificado em 31º lugar. No relatório ontem divulgado (2006) baixa para 34º. Não pontuou menos, mas outros países melhoraram e tomaram a dianteira.

Nesta classificação, também se ficou a saber que, afinal, em muitos domínios, relativos ao sector privado, a situação consegue ser mais fraca que no sector público. Por exemplo, fala-se muito em custos de contexto elevados e na má qualidade das instituições públicas, mas afinal a situação é bem mais negativa no funcionamento das empresas portuguesas e na definição de estratégias. Citando o DN "na componente de sofisticação dos negócios, que mede factores como o processo produtivo, a estratégia de marketing, a capacidade de delegação de competências e presença de cadeias de valor acrescentado, Portugal não consegue melhor que a 43ª posição".

Do mau desempenho do sector público todos ouvimos falar, conhecemos uns mais outros menos, inclusive não há empresário ou gestor que se preze que não diga mal publicamente e tem razão.

Agora, não será que está a fazer "exorcismo" com o mal público, para esquecer o que vai lá por casa?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?