2006-09-30
Imprensa de referência (2)
The New York Times today.
No NYT de hoje, a foto central mostra-nos um senhor (professor) exibindo uma palmatória, com jeitos de quem se prepara para lhe dar uso.
O título da notícia -- In Many Public Schools, the Paddle Is No Relic (Em muitas escolas públicas a palmatória não é uma relíquia) -- exprime uma subtil decepção. Muitos já consideravam os castigos corporais um arcaísmo, uma negação mórbida do carácter humanista e libertador da pedagogia.
Em Everman, no Texas, há quem entenda a coisa diferentemente. O professor da foto, Anthony Price, ostenta desafiadoramente o instrumento de agressão, afirmando (de acordo com a legenda): “It’s had a huge effect” (Isto teve um efeito enorme).
É desconcertante o rumo que as técnicas de aprendizagem retomam naquele Estado. Terá George W. Bush sido educado daquela maneira?
O título da notícia -- In Many Public Schools, the Paddle Is No Relic (Em muitas escolas públicas a palmatória não é uma relíquia) -- exprime uma subtil decepção. Muitos já consideravam os castigos corporais um arcaísmo, uma negação mórbida do carácter humanista e libertador da pedagogia.
Em Everman, no Texas, há quem entenda a coisa diferentemente. O professor da foto, Anthony Price, ostenta desafiadoramente o instrumento de agressão, afirmando (de acordo com a legenda): “It’s had a huge effect” (Isto teve um efeito enorme).
É desconcertante o rumo que as técnicas de aprendizagem retomam naquele Estado. Terá George W. Bush sido educado daquela maneira?
Se foi, compreendo melhor o desconchavo permanente das suas políticas.
É que a educação deixa sempre marcas indeléveis.
É que a educação deixa sempre marcas indeléveis.