.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-15

 

Melhor escola mas...viver na ausência dos pais

"As quase cem escolas do ensino básico da cidade de Lisboa vão este ano lectivo oferecer aos pais e aos alunos mais tempo de acompanhamento e quatro matérias de enriquecimento curricular: Inglês, Ginástica, Música e Introdução à Cidadania." (PúblicoLocal, pág 50)
Duas reflexões:
- a primeira é que se vão dando passos positivos em áreas educativas da maior relevância deixadas quase sempre a descoberto pela escola. Por outro lado dão-se passos na resolução do grave problema que é as crianças sem acompanhamento se tornarem presa fácil da droga e outros descaminhos;
- a segunda é o crescente desacompanhamento, em especial afectivo, dos filhos pelos pais desde os seus poucos meses de idade com consequências psicológicas e sociais dramáticas que explicam muitos dos traumas e do inexplicável comportamento humano nas sociedade modernas.

Comments:
Concordo, mas...
2. Havendo cada vez mais famílias mono-parentais, é dramático (sei por experiência própria) não ter a ajuda que a partir de agora existe. No sector privado, há horas de entrar mas muito raramente de sair, os transportes, fazer de mãe e pai, etc.

Considerando o número assustador de crianças negligenciadas, maltratadas, etc., e ainda os 2x% de pobreza nacional e também a % de iliteracia e de analfabetismo funcional, penso que, em certa medida, estes horários escolares são muito benéficos.
 
A culpa de muitas familias mono-parentais é dos juizes que dão a custódia à Mãe em detrimento da guarda conjunta por mérito.

E já agora de muitas Mães e Pais que usam os filhos para se magoar uns aos outros em vez de pensar no futuro destes e do seu próprio.
 
Infelizmente, nem tudo é assim tão linear.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?