.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-22

 

Na saúde deste país...

Ando há dias a ouvir que o Senhor Ministro da Saúde, por quem aliás tenho grande consideração e simpatia pessoal e como Ministro, tenciona alargar a vários domínios as taxas moderadoras.

Se a taxa moderadora, em termos conceptuais, tem por objectivo moderar o acesso das pessoas à saúde, ou seja, de uma forma prática fazer com que as pessoas não se apresentem aos serviços de saúde por dá cá aquela palha ou até sem palha nenhuma, como já assisti por mais que uma vez, gostaria de saber como se justifica pagar taxa moderadora quando alguém se apresenta a uma intervenção cirúrgica. Haverá algo aqui a moderar? Então senhor ministro, para falarmos a mesma linguagem, se isso está na forja como se diz, seja claro e ajuste o conceito. O poder é seu.


Comments:
Completamente de acordo tirando a parte da simpatia pessoal, porque não o conheço, e da competência ministerial, porque duvido.

Eu sou a favor das taxas moderadoras e até a favor das taxas moderadoras diferenciadas. Desde que essa diferença esteja relacionada com a necessidade de se socorrer às urg^^encias hospitalares.

Na minha opinião, confirmando-se a urgência a taxa moderadora deveria ser ZERO.

Caso houvesse um problema de saúde mas que poderia ter aguardado por uma consulta médica ou ter ido ao SAP a taxa deveria rondar os 5 euros, e caso se tratasse de mera pieguice, a taxa poderia ascender aos 15 euros.
 
Quem sou eu para opinar mas já que vim até aqui gostaria de dizer que subscrevo o comentário anterior.

No entanto, diria ainda mais - tb é preciso por os SAP a funcionar mais e melhor, acabar com as longas filas de doentes desde as seis da manhã - aquelas que os noticiários tv tanto divulgam - porque convenhamos, quem está doente não tem muita saúde para ir para uma fila de madrugada, na intempérie do inverno, e na maior parte das vezes tem é idade para ser assistido no domicílio, no conforto do lar ou da cama.

Depois tb há a considerar o nº astronómico de doentes sem médico de família...

Claro que 'isto' é um problema de sómenos importância que não afecta nenhum dos elementos do elenco governativo, nem as suas famílias, nem os conhecidos...

Pobre País o nosso!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?