.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-28

 

O Cardeal despenaliza o aborto?

O Cardeal Patriarca, D. José Policarpo, disse ontem num encontro com os jornalistas que "não cabe à Igreja Católica fazer campanha activa contra o aborto pois este "não é um assunto religioso". E esclareceu que a Igreja não vai fazer do tema uma questão eclesiástica.
Nunca estive tão de acordo com o Patriarca. Mas tenho a certeza de que a parte fundamentalista do clero, quando chegar a hora do referendo, não deixará de se lançar na sua jihad habitual .

Comments:
Raimundo,
A mim parece-me uma decisão inteligente. Enquanto instituição a Igreja não se deve envolver.
E se não é imposta uma "disciplina de voto" na matéria, então que cada membro dessa instituição tem a sua consciência.

Serão fundamentalistas os sacerdotes da Igreja Católica que que façam campanha pelo "Não"? Não existiram fundamentalistas dos dois lados?

Para mim a questão do aborto não se pode ver a preto e branco (como os fundamentalistas gostam de fazer); é um assunto demasiado complexo e sério para ser visto a preto e branco. Tem de ser visto com om senso e moderação.

Um abraço
 
Olá Marco. O referendo que se projecta coloca a questão de forma moderada. E ao contrário de alguns talibans da católica o referendo e os que o apoiam preferem o "assassinato" de um ovo (óvulo fecundado) até às 9 semanas do que o assassinato de um homem ou mulher.
A IVG nas condições conhecidas não é uma quetão religiosa para os cidadãos de um Estado laico. É uma questão religiosa para os fundamentalistas. Mas ninguém lhes quer impor nada. Eles é que num Estado laico querem impor aos outros leis de acordo com a sua religião. Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?