.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-18

 

O que parece bem resolvido (2)


«Bon... les valeurs républicaines, vous savez...»

Em vésperas de Campanha Eleitoral para a Presidência da República, os franceses parecem mais preocupados com o “emprego” do que com a “cultura” e, do mesmo passo, menos angustiados com a “investigação científica” do que com as “desigualdades sociais”. A SOFRES elencou as primeiras quinze questões que os inquiridos para uma sondagem conjunta da Pèlerin/France-Inter, em Julho passado, gostariam de ver abordadas na campanha que se aproxima.


O quadro de resultados está disponível aqui.


Não deixa de ser curioso que, mais de dois séculos transcorridos sobre a Revolução Moderna, que consagrou um projecto de carácter civilizacional assente no tríptico Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os franceses ainda se preocupem tanto com as “desigualdades sociais”.

Parece ter havido algo que não ficou lá muito bem resolvido…


Comments:
Olá Manuel, tocas aqui num ponto muito catacteristico da sociedade francesa que é uma espécie de "autismo". Os grandes principios são afirmados por toda a parte e logo postos de parte na prática. Basta ver o debate actual sobre a "carta escolar" ou olhar para as estatísticas sobre a saúde (quanto mais pobres mais doentes) ou a educação (a escola que deixou de cumprir o seu papel de ascensor social) para compreender que passados mais de 200 anos quase tudo ainda está por fazer...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?