.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-21

 

Polémicas sobre a justiça

Por terras de França estamos muito longe do pacto nacional sobre a justiça. Com as eleições presidenciais e legislativas que se aproximam o candidato de direita e actual ministro do interior Nicolas Sarkozy distingue-se mais uma vez por declarações polémicas. Desta vez o alvo foram os juízes de Créteil, acusados pelo ministro de não recorrerem mais vezes à prisão.

É mais que evidente que Sarkozy segue uma estratégia pré-eleitoral estando actualmente em fase de caça aos eleitores de extrema-direita (este episódio surge após um recrudescimento das expulsões de estrangeiros): o ataque aos juízes e a reivindicação de uma justiça mais repressiva é um dos temas preferidos de Le Pen.

Estas declarações deram origem a protestos da generalidade dos magistrados, seja da hierarquia judicial seja das organizações sindicais. Politicamente o primeiro ministro tenta acalmar a situação e a esquerda protesta veementemente. Pessoalmente penso que é cada vez mais necessário combater este tipo de estratégia eleitoral populista reafirmando os princípios de um estado de direito entre os quais a separação dos poderes e a presunçãode inocência.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?