.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-19

 

A GNR com um pé na "Idade Média"

A GNR tem 25.325 efectivos, 485 postos que cobrem todo o país, grandes estruturas como o Comando central, a Brigada Fiscal, a Brigada de Trânsito, o regimento de cavalaria, o regimento de infantaria cada uma delas com muitas centenas de quadros e serviços. Pois bem como é que estes milhares de locais de trabalho comunicam entre si? De estafeta como na "Idade Média". A GNR satisfaz-se com o número ridículo de 300 endereços de email. E aposto que a maioria tem uma utilização residual.
"O Grupo territorial de Santarém faz deslocar de 2 em 2 dias uma unidade à sede da Brigada Territorial 2 em Lisboa para obter expediente diverso entre o qual as ordens de serviço". E noutras regiões do país percorrem-se centenas de quilómetros para fins idênticos. Combustível e viaturas para milhares de km, milhares de horas de trabalho, atrasos no serviço ao alcance de um clic.
Consta isto, além de muitos outros dados elucidativos, da "radiografia" encomendada pelo MAI a uma empresa de consultoria.

Comments:
A GNR sempre se conotou como uma força antiquada!
Ainda há pouco tempo, para renovar a licença de uso e porte de arma de caça, passei quase uma tarde inteira no posto, a ver o guarda de serviço a preencher papéis e mais papéis.
Enganava-se constantemente, apesar de ter à sua frente todos os documentos necessários, porte de armas, registo criminal, etc.
O problema era a escrita!
 
Pois é Quintanilha os Governos tem investido muito mais na PSP. Enquanto que um posto da PS exige agora um licenciado um da GNR exige um sargento com o 12º ano ou, e isso é muito frequente, um cabo com o ensino básico ou a antiga 4ª classe.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?