.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-12

 

A grande manifestação

80 ou 100 mil manifestantes hoje em Lisboa, mesmo que mobilizados em todo o país, é muita gente e já não se via uma manifestação com tal amplitude há muitos, mesmo muitos anos.
Carvalho da Silva está portanto de parabéns e Sócrates mesmo que continuando em alta nas sondagens tem de pensar bem em como levar por diante as reformas indispensáveis ao país sem ruptura social.
Tem pela frente o Governo um desafio. Verdadeira quadratura do círculo: diminuir o défice orçamental, reformar a Administração Pública, sustentar a Segurança Social, credibilizar o ensino, preservar o Serviço Nacional de Saúde sem ruptura da sua base eleitoral de apoio.
Já nem falo no crescimento da Economia que é a chave para quase tudo isto, a começar pelo mais dramático problema social do momento o desemprego.
Mas como se sabe a economia, aberta e global, não está às ordens dos Governos. Menos ainda do Governo de um pequeno país como Portugal, apesar de membro da UE. Ela depende mais da China, da India, dos EUA, da UE. E também dos empresários portugueses a quem ninguém pede nem tem forma de pedir contas pelo seu fraco desempenho.
Enquanto a Economia não cresce, e não vai crescer muito nem rapidamente, é bom que o Governo pense, a bem dos Portugueses e também do seu próprio futuro, em como distribuir melhor os sacrifícios. "Os ricos que paguem a crise". Não como palavra de ordem mas como cábula metodológica.

Comments:
MAs afinal qual é a definição de "Ricos"? Pela definição da Comissão Liquidatária da Republica Portuguesa (que se apresenta como Governo) parece que são os que têm um salário nominal superior a 500 euros mensais.

Para este governo parece que, à excepção de alguns indigentes, o país é povoado por gente riquissima com salários fabulosos entre 500 e 1000 euros.
 
Relativamente à "grande manifestação", só me apetece dizer: fantochadas!!! É como li algures: Que fantochada!!! É como li algures: «Pena é que esta "cambada" dos sindicatos e do funcionalismo público não se mobilize com tanta competência e empenhamento para melhorar a produtividade e a qualidade do seu trabalho, como o faz para montar manifestações carnavalescas!»
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?