.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-23

 

Incompetência, Indiferença ou Compadrio?

A banca portuguesa, ou melhor a banca sediada em Portugal, tem andado a cobrar juros pelos empréstimos acima do devido e a pagar abaixo do devido pelos depósitos.

De formas variadas, consoante cada banco, seja por arredondamento, seja pela quantificação dos dias que usa por referência, segundo a Sefin, associação dos consumidores de serviços financeiros. Esta forma diferente de cálculo dos juros "dá" milhões de euros à banca.

Há quase sempre um "buraco" na lei ou na tradição ou no "não tabelamento" de preços, que permite esta actuação, ou utilizando a expressão do presidente da Sefin que permite à banca uma "actuação de má fé".

Agora que esta situação veio a público e a Sefin está a mexer-se há um certo incómodo nos meios financeiros e até já se fala que o governo até pode actuar.

Não é essa a minha questão mas a de me questionar sobre o que fez/faz o Banco de Portugal e a Autoridade da Concorrência. O que tem feito o Banco de Portugal? Desconhecia? É incompetente ou conivente? E a Autoridade de Concorrência? Também desconhecia a situação? Acho que há indícios claros pelo lado da banca de concertação de interesses. Afinal reguladores e concorrência fazem o quê? Que a APB não actue está no seu direito como associação do sector. Mas o BP e oa AdC?

Atenção, segundo os cálculos da Sefin trata-se de milhões....


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?