.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-28

 

Manholas (3)



Pedro Nunes

A Sociedade Portuguesa de Matemática apela ao voto em Pedro Nunes. Está no seu direito. Quem, melhor do que um matemático, poderia preencher os quesitos de melhor português de sempre? Alentejano, cosmógrafo, inventor do Nónio, professor da Universidade de Coimbra…
Querem melhor?
Vou ali e já venho!

Miguel Gaspar, crítico de televisão do DN, acha que não nos devemos inquietar demasiado. Desvaloriza o “concurso” [
ver aqui] e alinha naquela lenga-lenga de não devermos levar-nos demasiado a sério…
Pois, pois…

A Sociedade Portuguesa de Matemática está de parabéns. Compreendeu o falso carácter lúdico da iniciativa da RTP1. Evita assim quaisquer incómodos com o século XX, em cujo intervalo temporal o Manholas fez a vida negra, perseguiu, expulsou, prendeu, torturou, exilou centenas de portugueses e portuguesas, matemáticos e não matemáticos. Deslocando-se para o século XVI (que é claro também não foi há tanto tempo como isso…) fica de bem com toda a gente. Afirma a gesta matemática, fazendo render o seu capital simbólico, e esquiva-se a discussões estéreis.

Entre a pretensa ludicidade da linha desdramatizadora, e a feroz militância da seita estado-novista, os matemáticos continuam, felizmente, a saber fazer contas.


Do mal, o menos.


Comments:
Eu voto no abade de Trancoso, o qual ao emprenhar 53 mulheres fazendo 289 filhos contribuiu fortemente para o povoamento de uma região tão despovoada à época!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?