.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-20

 

O Cardeal Patriarca e o aborto

D. Policarpo mostrou durante algum tempo uma postura sobre o processo referendário que me parecia de uma igreja moderna, onde o valor humano era tido como um pilar importantíssimo.

Por duas vezes, pelo menos, referindo-se ao referendo sobre o aborto, disse que a igreja católica não iria envolver-se na campanha, afirmando que o aborto era uma questão de direitos humanos fundamentais e não uma questão religiosa. De outra vez, no Parlamento, a quando do lançamento de um livro, referiu que a melhor opção para os indecisos era a abstenção.

O cardeal patriarca de Lisboa mudou muito recentemente de opinião pois vem agora preconizar que os membros da igreja devem participar na campanha e implicitamente dá-lhes orientação de voto.

Interrogo-me sobre o que terá levado a esta mudança de postura. Será que os restantes membros da conferência episcopal o terão pressionado? Na realidade, após estas declarações, o porta voz da conferência veio dizer que o aborto era uma questão não só humana mas também religiosa.

Mas o patriarca muda assim tão facilmente de opinião?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?