2006-10-31
Orçamento do MOPTC em discussão na AR
Fim da manhã. Plenário da Assembleia da República. De um lado o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, os dois secretários de Estado e o presidente da comissão de Economia. Na sua frente os diferentes grupos parlamentares da comissão.
A retórica do costume. O Governo (este como todos os Governos em geral) traz a lição bem estudada. Do lado dos deputados há algumas boas intervenções mas abundam análises pouco profundas, trabalho de casa insuficiente, proposta de OE mal estudada e chacota para a televisão mostrar.
O deputado Hélder Amaral do CDS reprovava ao Governo o gasto de 171.470 euros com os 3 estudos sobre as SCUTS. E exigia tento no gasto dos dinheiros do contribuinte. O pior foi que o secretário de Estado, Paulo Campos, lembrou-lhe que "o seu Governo" (PSD-CDS) também encomendou sobre as SCUTS três estudos que custaram 1.700.000 euros, "dez vezes mais" e que isso não tinha impressionado o "Sr. deputado". Este respondeu depois que eram estudos diferentes e de maior âmbito. Mas... eis o resultado da busca do efeito fácil.
Comments:
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O Secretario de Estado espalhou-se ao comprido com uma explicação hilariante para a relação do seu assessor com a referida empresa. Então aquela da "gralha tipográfica" parecia um momento do "gato fedorento".
Falando de coisas sérias, deve alguém explicar ao sr. ministro que um dos sublanços da actual A28 que se pretende portajar (da Senhora da Hora a Leça da Palmeira já existe há 40 anos. Que na mesma A28 entre o Porto e Perafita não foi construída nenhuma nova SCUT, mas apenas o alargamento da antiga EN107 devido a volume do trânsto. O mesmo aconteceu na actual A29 que não foi construída de raíz, mas sim sobre o alargamento da antiga EN109 devido aos permanentes engarrafamentos.
Que dizer que existem "vias alternativas" é uma grande mentira. A única alterativa são arruamentos de perfil urbano construídos no final do século XIX.
Que com esta proposta o único acesso ao aeroporto do Porto seria também portajado.
Já percebemos que o ministro Mário Lino tem uma má-vontade contra o Porto, conforme demonstra a sua actuação relativamente ao Metro do Porto. Estes lanços que se pretendem portajar foram construídos muito antes das SCÛTS e já foram pagos. Tudo o mais é atirar areia para os olhos.
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Falando de coisas sérias, deve alguém explicar ao sr. ministro que um dos sublanços da actual A28 que se pretende portajar (da Senhora da Hora a Leça da Palmeira já existe há 40 anos. Que na mesma A28 entre o Porto e Perafita não foi construída nenhuma nova SCUT, mas apenas o alargamento da antiga EN107 devido a volume do trânsto. O mesmo aconteceu na actual A29 que não foi construída de raíz, mas sim sobre o alargamento da antiga EN109 devido aos permanentes engarrafamentos.
Que dizer que existem "vias alternativas" é uma grande mentira. A única alterativa são arruamentos de perfil urbano construídos no final do século XIX.
Que com esta proposta o único acesso ao aeroporto do Porto seria também portajado.
Já percebemos que o ministro Mário Lino tem uma má-vontade contra o Porto, conforme demonstra a sua actuação relativamente ao Metro do Porto. Estes lanços que se pretendem portajar foram construídos muito antes das SCÛTS e já foram pagos. Tudo o mais é atirar areia para os olhos.
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