.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-10-31

 

Um dia de energia e da Energia

A Europa precisa de concertar, entre os seus Estados membros, uma política energética.

Barroso veio à conferência DN energia apresentar os traços que vão enformar essa estratégia. A jornalista e directora adjunta, Helena Garrido, no dn.editorial equipara a possível estratégia europeia da energia a um novo euro.

Estou em quase total acordo com o texto de Helena Garrido. Apenas me distancio da sua visão nas relações Europa/Rússia, onde a energia é determinante.

Penso que se continua a ver a Rússia sob um preconceito antigo, do tempo da guerra fria, com uma Europa receosa de desagradar aos EUA, mesmo quando estão em causa interesses fundamentais seus como este da energia.

É evidente existindo uma Europa da energia e não 25 minimercados, as condições de negociação são outras. Mas será a Rússia a culpada de tanto desentendimento e atraso nesta matéria na Europa?! Ou será aquele sentimento e actuação dos países europeus que Freitas do Amaral ontem mencionava no lançamento do livro Soares/Frederico Mayor de que, nas suas reuniões europeias, enquanto MNE, nunca viu "soprar o espírito europeu"?!

Porque dá a Europa tanto relevo à eventual entrada da Turquia na União e não minimamente equaciona cenários de uma possível entrada da Rússia? A Turquia mais Europa ou um dedinho americano?




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?