.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-11-18

 

«As gazelas são mais rápidas que os elefantes.»


Le retour de Marianne

Com a nomeação de Ségolène Royale para candidata do PS francês às próximas eleições presidenciais, uma boa parte dos franceses parece querer reconciliar-se com a lendária imagem de Marianne, vulto feminino que animou o imaginário da Revolução Francesa.
Ségolène deixou para trás Dominique Strauss-Kahn (20,8%) e Laurent Fabius (18,5%), obtendo 60,6% dos votos expressos nas «primárias» do PSF.
Contrariando quem, mesmo no seu próprio partido, acha que ela, pela sua inexperiência, deveria ficar em casa a tratar do marido e dos filhos, Ségolène prepara-se para enfrentar Sarkozy.

Por detrás do olhar de muitos franceses, há uma receosa e aflita saudação ao regresso da bela Marianne.
Porque ela fraqueja nalguns assuntos de política internacional mas apela sentidamente à liberdade e participação activa de todos; porque foi a última a pronunciar-se acerca de um comentário racista que um dos seus apoiantes soprou para os media, mas promete influenciar decisivamente as políticas de solidariedade.

Enfim.

Bom e mau, no feminino.
Marianne entre elefantes.

Ça ira!

Comments:
Isso, a igualdade é precisamente isso: o direito de também o feminino ser bom e mau, mas presente - e não em casa, a tomar conta dos cãezinhos, como vai agora acontecer com o cambalhotas do Fabius.
IO
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?