2006-11-18
«As gazelas são mais rápidas que os elefantes.»
Com a nomeação de Ségolène Royale para candidata do PS francês às próximas eleições presidenciais, uma boa parte dos franceses parece querer reconciliar-se com a lendária imagem de Marianne, vulto feminino que animou o imaginário da Revolução Francesa.
Ségolène deixou para trás Dominique Strauss-Kahn (20,8%) e Laurent Fabius (18,5%), obtendo 60,6% dos votos expressos nas «primárias» do PSF.
Contrariando quem, mesmo no seu próprio partido, acha que ela, pela sua inexperiência, deveria ficar em casa a tratar do marido e dos filhos, Ségolène prepara-se para enfrentar Sarkozy.
Por detrás do olhar de muitos franceses, há uma receosa e aflita saudação ao regresso da bela Marianne.
Porque ela fraqueja nalguns assuntos de política internacional mas apela sentidamente à liberdade e participação activa de todos; porque foi a última a pronunciar-se acerca de um comentário racista que um dos seus apoiantes soprou para os media, mas promete influenciar decisivamente as políticas de solidariedade.
Enfim.
Bom e mau, no feminino.
Marianne entre elefantes.
Ça ira!
Comments:
<< Home
Isso, a igualdade é precisamente isso: o direito de também o feminino ser bom e mau, mas presente - e não em casa, a tomar conta dos cãezinhos, como vai agora acontecer com o cambalhotas do Fabius.
IO
Enviar um comentário
IO
<< Home