.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-11-30

 

Caixa de Previdência dos jornalistas. Outra opinião

Maria Antónia Palla, uma mulher de esquerda, da minha geração e que muito prezo, é presidente da Caixa de Previdência dos jornalistas e manifestou numa entrevista à Pública de 26 de Novembro uma opinião muito diferente da de Paula Sá (ver post abaixo).
Acha que a extinção da Caixa dos Jornalistas é uma perfídia. Afirma que o secretário de Estado lhe respondeu que "não é uma questão financeira" e a presidente da Caixa diz que "o Estado gasta com a Caixa dos Jornalistas 385 euros por pessoa/ano. Um terço daquilo que o Serviço Nacional de Saúde gasta em média, por pessoa/ano".
Não fiquei nada convencido com os argumentos de Maria Antónia Palla. Em parte porque alguns me parecem de duvidosa correspondência com a realidade. Como este de que o Estado gasta com a Caixa dos Jornalistas 1/3 do que gasta com um utente/ano no SNS. Se com esta afirmação se quer dar a entender que a extinção vai custar mais dinheiro ao Estado e por cada jornalista da Caixa o Estado vai gastar 3 vezes mais quando a extinguir. Parece-me isto absurdo e creio que as contas serão muito diferentes.
É obvio que eu, qualquer pessoa de bom senso e que não paute as suas opiniões por uma malsã inveja social, discordaria em absoluto com a extinção fosse de que "caixa de previdência" fosse se ela não custasse ao erário público mais (substancialmente mais) do que a sua substituição pelo regime geral. Apesar de nunca ter sido maoista (o que aliás não considero nenhum estigma) diria que a ser assim: "floresçam mil Caixas para cada profissão".
Compreendo que os jornalistas tem uma profissão específica. Como os pedreiros, os mineiros, os operários metalúrgicos, os médicos, os cozinheiros, as empregadas domésticas, os informáticos, os investigadores, os professores universitários, os juizes, os artistas de teatro, os carpinteiros, os escrevinhadores de blogs e as mães de Bragança. Mas...

Comments:
Costumo ler o seu blog, que muito prezo e por isso faço votos para que continue a escrever por muito tempo.
Quanto a este artigo, proponho então que se aplique a caixa dos jornalistas a todos os utentes do SNS, pelos vistos o estado iria poupar bastante!
 
Num artigo publicado no caderno de economia do DN, 24/11, pode ler-se: Custo do subsistema dos jornalistas foi estimado em 3 milhões de euros em 2005 pela Administração Regional de Saúde.
 
Quando estavas no PCP tinhas outra opinião. Agora dá-te jeito é defenderes o tacho que o PS te deu!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?