.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-11-16

 

Mudar a política do Governo?

Na sondagem do Correio da Manhã-Aximage à pergunta "acha que Portugal precisa de uma mudança da sua política actual ?" 78,7 % dos inquiridos respondem sim.

Dos inquiridos que são eleitores do CDS-PP responderam sim - 100% , do BE - 91% , do PSD - 88,6% , da CDU - 80,5% e do PS - 72,6% .

Como ler estes dados tendo presente os que são fornecidos pelas sondagens que continuam a dar um elevado apoio ao Governo, ao PS e a Sócrates?
Que o governo merece apoio, mais que um governo de qualquer das oposições, apesar da mudança política que se deseja.
Esta conclusão parece ser confirmada pela resposta a outra pergunta da sondagem.

"Na sua opinião, até ao fim do corrente ano, José Sócrates deverá ou não remodelar o Governo actual, isto é, deverá ou não substituir por outros alguns dos seus actuais ministros?

Respondem: 34,9% não - 31,2% sim e 33,9% não tem opinião.

Dos 34,9% que acham que José Sócrates devia remodelar o Governo,

10% - aponta a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, como a primeira a ser substituída.

9,3% - o ministro da Saúde Correia de Campos

e 5,6% - o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

Que conclusão se pode tirar da sondagem? Que o Governo deve mudar a política porque a situação está má. Apesar de poucos (31,2%) acharem que o Governo deve mudar ministros e menos ainda - pode-se inferir - ir-se embora.

Claro que todos conhecemos as razões dos descontentamentos. Desemprego, salários sem aumento, vida mais cara, ténues perspectivas de a situação mudar a curto prazo, diminuição (concretizada ou em perspectiva) de regalias e situações privilegiadas da função pública, Justiça, forças armadas, polícias, políticos, administradores de empresas públicas e várias outras classes profissionais.

O problema é mudar a política mas em quê exactamente? E como? E com que sustentabilidade? Não diminuir o défice do OE? Mas é uma imposição da UE! E com mais maleabilidade ou menos maleabilidade é indispensável à saúde económica do país. Sair da União Europeia? Aumentar as exportações? Mas como? A Economia pode ser ajudada pelo Governo e é isso que tem sido feito, mas não anda às ordens deste. E não são as medidas tomadas ou em vias de concretização para melhorar a competitividade as que causam mal estar e os sondados gostariam de mudar?


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?