.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-11-25

 

O 25 de Novembro de 1975

31 anos depois ainda se investiga o confronto militar, praticamente sem tiros, que foi o 25 de Novembro de 1975. Nem tudo está ainda completamente esclarecido. Quem foi quem, na noite de 24 para 25 de Novembro e no dia que se seguiu? Não apenas no plano militar mas nos desenvolvimentos políticos. Nos jogos de bastidores, nos contactos de última hora, nos acordos e desacordos entre aliados estratégicos ou de ocasião. Por vezes acordos e convergências entre inimigos estratégicos e aliados tácticos do momento. [Entrevista ao Público, em 2000, sobre o 25 de Novembro de 1975]

Um quadro rigoroso do que se passou dificilmente se conseguirá por duas razões principais:

1) a grande diversidade de protagonistas envolvidos - cinco correntes ideológicas principais com os correspondentes partidos e/ou organizações legais e ilegais e as correspondentes facções militares e quartéis afectos ainda que mais ou menos autónomos: Partidos de extrema esquerda(COPCON, Polícia Militar, Ralis); PCP-MDP/CDE (Esquerda Militar gonçalvista, tropas paraquedistas, fuzileiros); PS (Grupo dos 9, regimento de comandos, bases aéreas) ; PSD-CDS (apoios militares interligados com os do PS); organizações clandestinas de extrema direita MDLP, ELP e prolongamentos militares.

2) terem entretanto falecido alguns protagonistas centrais do confronto militar sem terem feito a história daquele momento - o então Presidente da República, general Costa Gomes, Álvaro Cunhal secretário-geral do PCP, o então major Melo Antunes e outros.

Os depoimentos, muitos dos quais publicados no Diário de Notícias por José Manuel Barroso, ao longo dos anos, revelam em geral a visão parcelar de cada um dos intervenientes directos acrescida do subjectivismo próprio deste tipo de depoimentos.


Comments:
Há momentos de que será difícil fazer-se uma História...aceitável!
 
E quem não se lembra dos SUVaquinhos?
 
Sobre as acções políticas envolventes não me pronuncio, contudo posso afirmar com a factialidade de quem esteve no terreno como um mero e nsignificante peão, que:
1º - os paraquedistas não ocuparam a Base do Montijo na madrugada de 25 de Novembro, já estavam na Base á pelo menos uma semana;
2º - a 23 de Novembro de 1975 - uma equipa de mecânicos dos aviões Fiata G91 viajou para a Base de Ovar sem puder informar as familias, onde aguardou pelos aviões que só chegaram na manhã de 24 de Novembro. Tirem destas factos as ilações que entenderem.
Cumprimentos.
 
Errata: Factualidade, insignificantes

Peço desculpa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?